Infelizmente essa página não possui suporte a impressão.

Ação Comunitária e Pastoral

As atividades do ano letivo no Claretiano – Centro Universitário tiveram início no dia 30 de janeiro e com elas iniciaram-se também as atividades da Ação Comunitária e Pastoral para receptividade e acolhimento dos novos e antigos alunos.

Segundo o professor mestre Eugenio Daniel, coordenador geral de Ação Comunitária e Pastoral Universitária as ações de acolhimento perduraram por todo o primeiro trimestre, tendo início com a Acolhida dos alunos e terminando com a Noite da Unidade, que aconteceu no dia 7 de março: “Tudo o que foi desenvolvido nesse período teve o intuito de deixar os alunos à vontade nas dependências da Instituição, tanto os novos alunos como os veteranos. O envolvimento foi intenso e a presença dos membros do setor de Ação Comunitária e Pastoral - juntamente com os alunos que fazem parte da pastoral universitária e os alunos de Educação Física – tornou possível recepcionar esses alunos da melhor forma possível”.

Acolhida dos alunos, Trote Solidário, Missa de Acolhida, Festa do Bixo e Noite da Unidade. Essas foram as ações programadas e realizadas durante os meses de janeiro, fevereiro e março. Cada uma com seu objetivo. Cada uma com seu resultado positivo. Mas todas somadas em um único propósito, o de dizer com sinceridade: “Seja bem – vindo ao Claretiano!”

Conheça um pouco mais de cada ação realizada:

Acolhida dos alunos - 30/01

O grupo de alunos da Pastoral Universitária acolheu e orientou os alunos, principalmente os novos, dando-lhes as boas vindas e os dirigindo até seu local de aula.  Essa foi uma forma de mostrar que o Claretiano está de portas abertas para todos. Essa acolhida também orienta os alunos quanto a não realização dos “trotes” e incentiva os mesmos a participarem de outra ação claretiano: o trote solidário.

Trote solidário – 31/01

Essa é uma iniciativa do curso de Educação Física, onde os veteranos recebem os novos alunos (de todos os cursos) com atividades lúdicas e de integração, com o objetivo de que se conheçam e conheçam o ambiente estudantil.

Missa de acolhida – 28/02

Como somos uma Instituição confessional, católica, não poderíamos deixar de iniciar nosso ano letivo sem agradecer a Deus pelas bênçãos recebidas e pela oportunidade de aprofundamento da nossa fé. Juntos celebramos, juntos pedido, juntos louvamos, juntos fazemos nossa caminhada de comunhão na mesma fé que nos une.

Festa do Bixo – 02/03

A festa de acolhida dos novos alunos já é tradição. Esse é o jeito Claretiano de acolher: com trote solidário, com celebração da Eucaristia e com festa. Todos os alunos, cooperadores, ex-alunos se unem para festejar. É o momento de descontração, de festa, de dança, de alegria, de compartilhar e esbanjar contentamento. Durante o período de aula, das 7:30 às 10:30, nesse dia, é deixado tudo de lado para poder participar da diversão nas dependências da Instituição. Por isso, as aulas são suspensas e a dança toma conta do ambiente escolar.

O ingresso da festa se dá por meio da doação de 1kg de alimento não perecível, que posteriormente são doados para instituições beneficentes. Esse ano mais de 400kg de alimentos foram entregues para: Casa da Divina Misericórdia, Creche: Os Samaritanos e Associação Comunidade Auxiliadora Recuperando Vidas – COMAREV. 

Noite da unidade – 07/03

A Noite da Unidade é um momento em que todos os grupos que querem vivenciar sua fé sem denominação religiosa específica se reúnem, no intervalo das aulas, no pátio central do Claretiano para orar e cantar. É um ato público. Aberto a participação de todos. E a participação é surpreendente!

Temos três grupos de universitários que se reúnem para orar, refletir, louvar e prestar serviços à comunidade. É a juventude participante da pastoral universitária. O GOU une todos os alunos que querem vivenciar sua fé cristã sem uma denominação religiosa específica. Todos que desejarem podem participar das orações e reflexões que acontecem toda segunda-feira, nas dependências do Claretiano ou na praça à frente do prédio central.

Há um grupo de jovens que se reúne para rezar o terço. É a devoção a Maria que moveu e move os jovens a se reunirem para orar e refletir os mistérios da vida e da fé.

E há um grupo de jovens católicos que se reúnem toda quinta-feira, no intervalo das aulas, nas dependências da capela e lá oram, refletem, cantam, discutem e se orientam na caminhada de sua fé. Todas são atuantes em várias atividades relacionadas à pastoral e à ação comunitária.

Outras atividades

Eugênio reforça que muitas outras atividades comunitárias e pastorais serão realizadas, ainda, neste ano: “Com os ânimos fortalecidos, com o espírito de pertença, com a vontade alimentada pelos acontecimentos, damos início à nossa caminhada nesse ano de 2018, desejando que Deus abençoe a todos”.

A Pró Reitoria de Extensão, Ação Comunitária e Pastoral é responsável pelo atendimento ao aluno naquelas coisas que dizem respeito à sua vida no cotidiano da faculdade e no que se refere à vida pastoral e espiritual.

Neste espaço você terá informações dos acontecimentos comunitários, pastorais e espirituais que acontecem no Claretiano - Rede de Educação. Mas também será um espaço de formação, com artigos de professores e assessores do Claretiano.

Seja bem-vindo e sinta-se à vontade.