1º Encontro Claretiano

Jovens se reúnem no Claretiano para capacitação humana e espiritual

Valorização da vida, reflexão, partilha e fortalecimento da fé. Esses foram alguns dos temas tratados no “1º Encontro Claretiano – Formação para quem quer mais”, que ocorreu no último dia 5 de maio na sede do Claretiano — Centro Universitário.

O evento, realizado em conjunto pelo setor de Ação Comunitária e Pastoral Universitária e pelo Claretiano — Colégio São José, teve o propósito de formar e capacitar jovens nos sentidos espiritual e humano por meio de palestras, dinâmicas e grupos de estudo. O encontro contou com a participação de 40 alunos do Claretiano — Centro Universitário e do Claretiano — Colégio São José, além de nove pessoas na equipe de organização.

A abertura foi feita pelo Prof. Me. Eugenio Daniel, coordenador geral de Ação Comunitária e Pastoral Universitária. Em seguida, os estudantes tiveram a oportunidade de interagir por meio da dinâmica aplicada pelo professor mestre Robson Amaral, coordenador do curso de Educação Física Licenciatura.

Logo após, o evento contou com a exposição do Padre Ronaldo Mazula. O sacerdote apresentou sua experiência recente nas aldeias dos índios Xavantes e Bakairi, localizadas na região centro-oeste do país. Ele falou ainda sobre o cuidado com a criação, sobre valorizar a vida e também sobre justiça e paz.

Jesus Cristo, quem é ele?

Quem deu sequência foi o professor mestre em Ciências da Religião Ricardo Boone Wotckoski, docente no Claretiano – Centro Universitário, com o título “Jesus Cristo, quem é ele?”. O palestrante apresentou o percurso histórico de Jesus Cristo, suas peculiaridades, cultura e atitudes de líder nato, além do significado de seu nome.

Segundo Wotckoski, “Jesus” tem origem hebraica e quer dizer “Deus salva”, já “Cristo” vem da tradição judaica. Além disso, o docente tratou sobre como Jesus Cristo rompeu com o androcentrismo e apresentou um dos principais mandamentos: “Amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a ti mesmo”.

Depois, os participantes foram divididos em grupos de estudos para que pudessem discutir e compartilhar suas percepções a respeito do tema abordado.

Compromisso com a vida

Na segunda parte do encontro o tema foi “Compromisso com a vida”. Quem falou aos jovens foi a Profª Me. Keiko Maly Garcia D’Avila Bacarji , pedagoga e psicóloga docente em diversos cursos da área da saúde no Claretiano — Centro Universitário.

Ela trouxe para o debate a importância do pensamento para a vida das pessoas, especialmente com uso intensivo da tecnologia. A professora tratou ainda sobre motivação, falando a respeito da fé ativa e da fé passiva.

“Quando se tira o controle das mãos das pessoas sobre sua vida, ela entra em estresse e cai em depressão. A pessoa se internaliza e cai em inércia e não tem vontade de fazer nada, não enxerga esperança. Quando a pessoa tem um nível de esperança baixo, o risco de suicídio é grande”, afirmou Keiko.

Para finalizar a programação do “1º Encontro Claretiano – Formação para quem quer mais”, o Irmão Cicero Jose Teodosio Junior, cmf, conduziu uma oração. Na saída, os participantes ganharam um copo personalizado e puderam responder a um questionário sobre o evento.

A Pró Reitoria de Extensão, Ação Comunitária e Pastoral é responsável pelo atendimento ao aluno naquelas coisas que dizem respeito à sua vida no cotidiano da faculdade e no que se refere à vida pastoral e espiritual.

Neste espaço você terá informações dos acontecimentos comunitários, pastorais e espirituais que acontecem no Claretiano - Rede de Educação. Mas também será um espaço de formação, com artigos de professores e assessores do Claretiano.

Seja bem-vindo e sinta-se à vontade.