Claretiano ajuda entidades com centenas de peças na Campanha do Agasalho

O Claretiano - Centro Universitário ajudou quatro entidades sociais de Batatais com a doação de peças de roupas da Campanha do Agasalho 2018, realizada durante todo o mês de junho. A ação foi organizada pelo Diretório Acadêmico (DA) do curso de Educação Física (Licenciatura) e pela Pró-reitoria de Ação Comunitária e Pastoral Universitária.

De acordo com Letícia da Silva Piza, responsável pela Pastoral Universitária na campanha, a arrecadação superou as expectativas, o que permitiu ajudar mais pessoas. “É importante lembrarmos que quem doa recebe em troca valores, ensinamentos e sorrisos. E isso deve ser nossa força para sempre buscarmos ‘fazer o bem sem olhar a quem’”, afirma.

Ela diz ainda que a Campanha do Agasalho deve entrar no cronograma anual do setor. As entidades atendidas foram: Comunidade Missionária Divina Misericórdia, Lar São Vicente de Paulo, Pastoral da Criança da Paróquia de São Sebastião e a “Cozinha dos Pobres", que pertence ao Centro Espírita Apóstolo Paulo.

Comunidade Missionária Divina Misericórdia

A Comunidade Missionária Divina Misericórdia (CMDM) oferece atendimento a pessoas em situação de rua na cidade de Batatais e também em São Carlos. Entre os recursos disponibilizados estão: alimentação, abrigo, vestuário, produtos de higiene pessoal, corte de cabelo, encaminhamento para tratamento médico, auxílio para emissão de documentos e apoio para localização de familiares. Mais informações podem ser encontradas no site da entidade ou pelo telefone (16) 3662-5598.

“Vivemos da providência Divina, pois não trabalhamos com dinheiro. Temos algumas pessoas que nos ajudam no pagamento de contas, como água e energia. Mas para o atendimento dos assistidos, são essenciais as doações de roupas, calçados, remédios, fraldas e produtos de limpeza. Não tenho nem palavras para agradecer.”

Irmão Raphael Xavier, coordenador geral do recanto

Cozinha dos Pobres - Centro Espírita Apóstolo Paulo

As peças também foram doadas para a “Cozinha dos Pobres”, que pertence ao Centro Espírita Apóstolo Paulo, no Riachuelo. No local, um grupo de voluntários prepara semanalmente uma sopa que é oferecida para toda a comunidade e, especialmente, a moradores de rua. A sopa é preparada e distribuída toda quinta-feira, das 16h às 21h. Quem tiver interesse em ser voluntário pode entrar em contato pelos telefones 9 8856-3886 (Rita) ou 9 9114-1625 (Nelson).

“Trabalhamos somente com doação. Todos os legumes, pacotes de macarrão e óleo conseguimos de uma semana para outra. Contamos com aproximadamente 20 a 30 famílias que vão tomar a sopa no local e também levam para casa. Todas as pessoas da comunidade podem participar. Após a entrega da sopa para os presentes, levamos em vasilhas para o bosque para as pessoas que ficam lá a noite.”

Rita Botassin, voluntária

Lar São Vicente de Paulo

Outra entidade atendida pela campanha foi o Lar São Vicente de Paulo, que atende 40 idosos. O lugar oferece moradia, alimentação, vestuário, medicamentos e outros atendimentos, como fisioterapia, terapia ocupacional e serviço social. O lar fica na avenida Francisco Faggioni, 165, no Santo Antonio. Mais informações podem ser obtidas na página do Facebook ou pelo telefone (16) 3761-2100.

“Por sermos uma entidade filantrópica, não temos um autossustento. Dessa forma, precisamos que a população, de maneira geral, contribua. O Claretiano é nosso parceiro e temos a honra de ser uma entidade com grande credibilidade, pois a população sempre lembra que prestamos um serviço de qualidade.”

Sandra Regina Lellis de Souza Moschiar, assistente social

Pastoral da Criança da Paróquia de São Sebastião

A Pastoral da Criança da Paróquia de São Sebastião faz o acompanhamento de cerca de 30 crianças, que são visitadas em casa ou na creche para verificação de peso, vacinação e outras condições. As mães são frequentemente convidadas a participar de palestras sobre saúde, higiene e temas diversos. Quem quiser ajudar, pode entrar em contato com a Paróquia São Sebastião pelo telefone 3761-2731.

"As doações são muito boas para a Pastoral da Criança, pois as famílias não têm condições financeiras de comprar essas peças novas na loja. Assim, fazemos a divisão por tamanhos e destinamos os itens às famílias atendidas."

Rosa Sueli Chagas Soffiatti, líder da Pastoral da Criança

A Pró Reitoria de Extensão, Ação Comunitária e Pastoral é responsável pelo atendimento ao aluno naquelas coisas que dizem respeito à sua vida no cotidiano da faculdade e no que se refere à vida pastoral e espiritual.

Neste espaço você terá informações dos acontecimentos comunitários, pastorais e espirituais que acontecem no Claretiano - Rede de Educação. Mas também será um espaço de formação, com artigos de professores e assessores do Claretiano.

Seja bem-vindo e sinta-se à vontade.