Alunos do Claretiano realizam ação de prevenção e combate à hipertensão em UBS

15/05/2018 - Batatais

Em parceria com a equipe de Saúde da Família da UBS (Unidade Básica de Saúde) Vila Lopes, alunos do Claretiano – Centro Universitário realizaram recentemente diversas ações de prevenção e combate à hipertensão. Sob a supervisão da Profª Me. Gabriela Souza, do curso de Fisioterapia, e da Profª. Me. Roselilian Rodrigues, do curso de Terapia Ocupacional, estagiários dos cursos de Fisioterapia, Terapia Ocupacional e Estética e Cosmetologia atenderam cerca de 110 pessoas que passaram pelo local. A atividade marcou o Dia Nacional da Prevenção e Combate à Hipertensão, que ocorre todos os anos no dia 26 de abril.

Foram realizados testes de glicemia, aferição de pressão arterial, demonstração de exercícios físicos e massagem. Os pacientes também receberam orientações sobre o funcionamento do coração e sistema circulatório, além de um folder sobre os principais fatores de risco, prevenção e controle da hipertensão arterial. Segundo a professora Gabriela, o momento foi de aprendizado para todos, especialmente para os estagiários que realizaram um trabalho social de atenção à saúde da comunidade. Ela afirma ainda que os participantes adquiriram conhecimento e puderam reforçar o vínculo com a equipe de saúde da UBS, além de terem a oportunidade de detectar problemas para eventual tratamento na unidade. “Essas ações beneficiam a todos e ao Claretiano, pois proporcionam aos estudantes experiências em saúde coletiva e da família. Sair dos muros da instituição de ensino e ir aonde a população necessita foi uma experiência ímpar”, afirmou a docente.

= = = = =