Infelizmente essa página não possui suporte a impressão.

Notícias

Claretiano cria Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Especial e Inclusão

12/06/2018 - Batatais

Profissionais das áreas de Educação, do Claretiano – Centro Universitário, se reuniram e criaram o Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Especial e Inclusão – GEPEEI. O Grupo que surgiu em 2016 por orientação e incentivo do coordenador geral de Iniciação Científica da instituição, o professor Ms. Rafael Archanjo, tem o objetivo de analisar estudos acerca dos fundamentos básicos da Educação Especial, do público-alvo da Educação Especial (PAEE) na perspectiva da Educação Inclusiva e verificar como se dá a formação docente e as práticas pedagógicas inclusivas.

De natureza interdisciplinar o GEPEEI é liderado pela professora Drª Renata Fantacini e pela professora Ma. Aparecida Helena Ferreira Hachimine. Outras profissionais atuantes do Claretiano fazem parte da equipe, como a professora Ma. Ana Maria Tassinari; a professora Ma. Eliane Piza Cândido e a professora especialista Inaiê Cordeiro, todas voluntárias. “O grupo ainda é formado por egressos, alunos dos cursos de Pedagogia e pós-graduação em Educação Especial, LIBRAS e Pedagogia Hospitalar, todos voluntários”, explica Drª Renata.

De acordo com a Drª Renata o GEPEEI vem contribuindo com o Claretiano e com a sociedade acadêmica na disseminação de conhecimentos acerca dos fundamentos básicos da Educação Especial numa perspectiva inclusiva, no contexto de acolhimento e atendimento do PAEE, na busca na qualidade na formação inicial e continuada de professores, incentivando o trabalho e formação docente e práticas pedagógicas inclusivas.

A primeira reunião do Grupo aconteceu em março e foram discutidos os seguintes assuntos:

- Cronograma de reuniões presenciais de 2018;

- Direcionamentos enquanto primeiro Grupo de Estudos e Pesquisas Online do Claretiano;

- Confirmação do estabelecimento de parceria com o Grupo de Pesquisa Avaliação e Intervenção em Educação Especial Universidade Federal de São Carlos (UFSCar);

- Colaboração efetiva na organização do Dossiê de Educação Especial (da Revista Educação do Claretiano);

- Organização de cursos de extensão universitária ofertados;

- Incentivo e participação constante e ativa em eventos científicos (congressos, encontros científicos, simpósios, mesas redondas, palestras, cursos, etc.) relacionados à Educação Especial;

- Apresentação de trabalhos (comunicação oral e pôster), publicações de artigos completos, resumos em revistas e anais nacionais e internacionais, entre outros.

= = =