A leitura ajuda a prolongar a vida, afirma professor Juscelino Pernambuco

09/08/2018 - Batatais

O professor e doutor em educação Juscelino Pernambuco inaugurou as atividades de extensão on-line do Claretiano – Centro Universitário nesta quinta-feira, 9. Leitor dedicado desde a infância, ele iniciou a palestra dizendo que a leitura ajuda a prolongar a vida.

De acordo com o palestrante, uma pesquisa realizada na Universidade de Michigan, nos EUA, apontou que ler livros reduz em 20% os riscos de mortalidade. Ele mostrou aos participantes o trecho de uma reportagem publicada na Folha de S. Paulo a respeito do estudo, que acompanhou mais de 3 mil adultos acima de 50 anos durante 12 anos.

“Talvez seja por isso que eu tenha chegado aonde cheguei, com a saúde que eu nem esperava, saúde mental e saúde física. Porque eu me fiz leitor com dez, 12 anos de idade. Tenho comigo cadernos de anotações de todos os livros que eu li. Aos 15 anos, eu li, em um ano, 35 romances”, afirmou.

Alunos do ensino fundamental e médio do Claretiano - Colégio São José foram o público presencial da palestra, que também foi assistida on-line pelos estudantes de todos os colégios da rede. O evento contou ainda com a apresentação do novo livro do professor Juscelino: “Diálogos com a Gramática, Leitura e Escrita” (Editora Appris, 2017).

Palestra disponível on-line

Após a transmissão ao vivo, a palestra “A leitura como prazer e necessidade” continua disponível gratuitamente no YouTube até o dia 10 de dezembro.

Os interessados no certificado podem se inscrever e realizar o pagamento. Para os alunos do Claretiano, o certificado é válido para comprovação de horas complementares (AACCs e ACs) em todos os cursos de graduação.

Para se inscrever e pagar o certificado, clique aqui.

Para assistir à palestra gratuitamente, clique aqui.

= = = = = =