ENCIC: mais de 700 trabalhos serão apresentados durante Encontro

10/08/2018 - Batatais

O ENCIC – Encontro Nacional Claretiano de Iniciação Científica – que chega a sua 11º edição contará com a exposição de mais de 720 trabalhos oriundos de pesquisa científica de alunos dos polos do Claretiano – Centro Universitário. O evento acontece nos dias 11 e 18 com palestras magnas e apresentações de trabalhos que podem acontecer em formato de pôster no respectivo polo, com pôster impresso; em formato de comunicação oral, no polo, com o auxílio de slides ou ainda em formato de comunicação oral a distância – assíncrona - realizada por meio de gravação de vídeo.

André Pontes da Silva é acadêmico do curso de Educação Física (Licenciatura), do Claretiano em Palmas e apresentará três trabalhos no ENCIC, sendo dois na área da Saúde e um na área da Educação. Os temas apresentados são: ‘Correlação entre varizes e hipotensão arterial: o papel do exercício físico para a saúde cardiovascular’, ‘O papel da Educação Física escolar brasileira no século XXI: desafios e perspectivas’ e a ‘Correlação entre assimetria longitudinal dos membros inferiores, assimetria transversal do quadríceps e desequilíbrio pélvico em humanos’. “A participação nos eventos de iniciação científica é muito importante para a vida acadêmica. Sempre que possível participo das atividades, afinal, pesquisar é uma ótima forma de aprendizado e isso agrega muito para a vida acadêmica e o ENCIC é a atividade máxima do Claretiano que faço questão de estar sempre presente”, explica o universitário.

PALESTRAS DO DIA 11

No dia 11, às 9h15 (horário de Brasília) acontecerão duas palestras simultâneas na sede do Claretiano que serão transmitidas on-line de acordo com a programação de cada polo. Os temas abordados serão ‘Base Nacional Curricular e a Reforma do Ensino Médio: um novo olhar sobre a educação’, com o professor Dr. Marcos Neira e ‘Música, Educação e Formação Humana: tramas e alianças sensíveis’, com a professora Drª. Maria Teresa Alencar de Brito, conhecida como Teca Alencar de Brito.

Ambas palestras são direcionadas para alunos da Licenciatura e programas especiais que o Claretiano oferece, além de interessados no tema. E, a exemplo das edições anteriores, a participação no ENCIC pode ser gratuita àqueles alunos que não desejarem obter certificado, ou paga para aqueles que desejarem obter o certificado. Neste caso, a taxa é de R$ 20,00 e toda a renda do evento será revertida ao Projeto Claretiano Solidário de Moçambique.

É importante ressaltar que o ENCIC, em sua décima primeira edição, chega com o desafio de tornar-se um evento de caráter internacional, levando a pesquisa e a ciência aos universitários dos polos de apoio presencial do Claretiano localizados em Madrid, Espanha; Córdoba, Argentina; Toyohashi, Japão; Lisboa, Portugal e Orlando, Estados Unidos.

Para conferir a programação do seu polo clique aqui

= =