Palestrante fala das questões de gênero no esporte para futuros professores da área

14/09/2018 - Batatais

Os desafios impostos pela desigualdade de gênero no esporte fizeram parte do aprendizado dos futuros professores de educação física formados pelo Claretiano - Centro Universitário, em Batatais. Eles participaram do XVII Encontro de Iniciação Científica do curso nesta quarta-feira, 12.

Quem falou com eles foi a palestrante Helena Altmann, professora da Unicamp, graduada em educação física e doutora em educação — com experiência na área de Educação e Educação Física, ênfase em gênero e sexualidade. Antes de iniciar sua fala, a docente apresentou aos alunos o aplicativo norueguês Kahoot.

Por meio da ferramenta, ela desafiou os estudantes a participarem de um quiz com perguntas relacionadas às questões de gênero no esporte. Uma delas, por exemplo, questionava quem foram as mulheres negras pioneiras nos Jogos Olímpicos.

Os temas foram aprofundados logo em seguida por Helena durante a palestra “Gênero e educação física: desafios para a prática docente”. A professora tratou dos desafios postos à prática do professor de educação física no que se refere ao enfrentamento das restrições sociais utilizando-se o corpo no esporte.

Segundo a palestrante, “o processo de construção de maior igualdade de gênero necessita de ações mais positivas na educação corporal e esportiva de meninas e mulheres” — abordando onde deve estar o protagonismo do professor que atua na escola.

XVII Encontro de Iniciação Científica

O ENIC é um importante evento para que os estudantes possam participar de atividades acadêmicas ligadas ao processo de pesquisa e elaboração do conhecimento científico.

De acordo com o coordenador do curso, Prof. Ms. Robson Amaral da Silva, o objetivo é proporcionar aos estudantes experiências extracurriculares que irão favorecer seu processo de formação e atuação profissional.

Também participaram da palestra alguns alunos do oitavo semestre do curso de Pedagogia. Os alunos de Educação Física - Licenciatura terão ainda um dia destinado à apresentação dos trabalhos de pesquisa, marcado para 3 de outubro.

= = = = = = =