09/10/2018 - Campinas
A bacharel em Educação Física, egressa do Claretiano – Centro Universitário, em Campinas (SP), Mirlene Picin, conquistou o top 10 em competição internacional. O evento aconteceu na Espanha no dia 6 de outubro, fez parte da Spain Ultra Cup M (Eventos de 43 a 90km válidos como Copa da Espanha 2018 dessa modalidade) e validou três pontos ITRA (International Trail Running Assocition).
No total, cerca de 900 competidores largaram no evento, divididos nas provas de 103km e 52km. Dez nações participaram deste evento, entre elas, Bélgica, Andorra, Argentina, França, Itália, Marrocos, Áustria, Brasil e os Espanhóis, donos da casa.
"A prova foi um teste para eu ver como me comportava em uma ultra depois de três anos sem competir nessas distâncias. A minha última competição longa, havia sido a Comrades 89k, na África do Sul, em maio de 2015. Uma prova diferente, por ser de asfalto. E em um momento diferente para mim também, que estava treinando de maneira específica para as ultras, realidade diferente do presente momento”, contra Mirlene ressaltando que o resultado foi muito bom.
“Não esperava entrar entre as 10 primeiras em um evento desse nível, em uma Copa da Espanha, que é a Meca da Corrida de Montanha. A maior dificuldade aqui é o tipo de terreno. A Serra de Guara, Pré Pirineus, é um terreno rochoso, difícil de correr", observa ressaltando que 44 competidoras completaram a prova das 55 que largaram.
Mirlene Picin segue na Espanha, e nos meses de outubro e novembro estão previstas mais competições de montanha no calendário da atleta. A partir de dezembro, quando se inicia a temporada de neve, irá competir em provas de ski cross country e biathlon de inverno.
A atleta está classificada para integrar a equipe brasileira que irá ao Mundial de Ski Cross Country em Seefeld, Austria, no final de fevereiro de 2019. Será o sexto mundial consecutivo de Mirlene.
Créditos das imagens: Ramón Ferrer
Coordenadora do Setor Missionário da Pastoral Vocacional Juvenil do Claretiano esteve na Jornada Mundial da Juventude
Publicação reúne trabalhos apresentados durante Encontro de Iniciação Científica
Egressa do Claretiano é aprovada em 1º lugar em residência na área de atenção ao câncer