Claretiano sedia Congresso Internacional de EaD que inicia com a mesa redonda sobre Metodologias Ativas na Docência do Ensino Superior

07/11/2018 - Batatais

Começa neste dia 8, quinta-feira, e segue até 10, sábado, o 1º Congresso RCI / EaD Internacional – Rede Interinstitucional em EaD organizado pelo Claretiano – Centro Universitário, Barão de Mauá, USP, Unaerp e NPT Educacional. O evento, que acontece no Claretiano – Centro Universitário, tem uma programação composta por conferências mesas redondas e apresentação de trabalhos científicos com os seguintes eixos temáticos: Políticas Púbicas, Educação a Distância, Experiências de formação e atuação docente, Cultura Digital e Comunicação.  A abertura dos trabalhos será nesta quinta-feira, 8, às 13h30 e logo em seguida acontecerá a primeira mesa temática com o tema ‘Metodologias ativas na docência do Ensino Superior’, com a Profª. Ma. Kassandra Brito de Carvalho, consultora pedagógica da Pearson Education – Brasil.

Apresentação de trabalhos em formato de Comunicação Oral e a mesa temática ‘O papel das tecnologias no ensino – aprendizagem nos cursos das áreas da Saúde’ com a Profª. Drª. Fátima de Lourdes dos Santos Nunes Marques, da USP – Universidade de São Paulo (Brasil) e com o Profº Drº César Alberto Lucio Ramirez, da Escuela de Medicina Ignácio A. Santos – Instituto Tecnológico y de Estudios Superiores de Monterrey (México) fazem parte da programação do primeiro dia do evento.

Na sexta-feira as atividades começam às 8h30 com a mesa temática ‘Material Didático EaD – métodos tradicionais e novos (pontos positivos e pontos negativos) com a Profª. Drª. Vani Mreira Kenski, do Site Educacional – Brasil; com a Profª. Ma. Patrícia Rodrigues Miziara Papa, do Centro Universitário Barão de Mauá e com o Prof. José Benedito Alves, do Claretiano - Centro Universitário. Nesse dia também acontecerão as mesas redondas sobre ‘Curadoria Digital’ com o Prof. Dr. Aquiles Ratti Alencar Brayner, da Organização das Nações Unidas para a Educação e Ciência e Cultura (UNESCO) e sobre ‘Formação de Professores em EaD’ com a Profª. Drª. Maria Alice Carraturi Pereira, Diretoria de Formação e Desenvolvimento dos Profissionais da Educação Básica (MEC) Brasil e com a Profª. Drª. Carina Bossu, The Open University – Reino Unido. Após, serão realizadas apresentações de trabalhos – pôsteres e encerrando as atividades o Coral da USP / RP fará uma apresentação na Praça Central do Claretiano.

O último dia do Congresso contará com a apresentação de trabalhos em formato de Comunicação Oral e com a mesa redonda ‘Qual a EaD que queremos? Relatos da Prática da Tutoria em EaD em diferentes países’, tendo como mediador o Profº. Drº. José Dutra de Oliveira Neto e como participantes gestores, pesquisadores e docentes de EaD de diferentes países.

Clique aqui para conferir a programação do Congresso. Mais informações ligue: 16. 3660-1610, com Mariana

= = =