Você sabe o que é estar bem nutrido?

14/11/2018 - Batatais

Durante uma ação conjunta os docentes e alunos do curso de Nutrição, do Claretiano – Centro Universitário, realizaram uma atividade especial sobre o Dia Mundial da Alimentação. Com a temática ‘nutrição sem neura’ os acadêmicos, sob a orientação dos professores, fizeram demonstração prática do que é estar bem nutrido. A ação foi realizada nos corredores do Claretiano e contou com a participação dos acadêmicos de outros cursos e colaboradores da instituição. Agora, para responder ao questionamento do título, a coordenadora do curso, a Profª Drª. Fabíola Rainato Gabriel de Melo, explicou que, estar bem nutrido é de alimentar de todos os grupos alimentares, ou seja, consumir alimentos construtores, energéticos e reguladores. “Os alunos do quarto ano construíram a roda dos alimentos evidenciando quais fazem parte de cada grupo. Com a roda foi possível mostrar os alimentos e sua quantidade que devem ser consumidos diariamente”, conta a coordenadora.

Para exemplificar cada grupo alimentar os alunos foram divididos em turmas. E cada turma foi responsável em mostrar aos presentes os alimentos correspondentes. Por exemplo, o primeiro ano que representou os construtores, mostrou que esses tipos de alimentos que têm a função de ajudar na construção dos tecidos do organismo e são ricos em proteínas, como por exemplo, carnes, ovo, leite e seus derivados, feijão, soja, lentilha e grão-de-bico e outras; os alunos do terceiro ano trabalharam com os energéticos que têm a função de dar energia ao organismo, por exemplo, arroz, macarrão, batata, pães e outros; já os reguladores, cuja demonstração foi feita pelos alunos do segundo ano, são os que regulam as funções do organismo e são ricos em vitaminas e sais minerais, como a cenoura, tomate, beterraba, brócolis, abobrinha, pimentão, chuchu, entre outros.

= =