Alunos de Gastronomia têm aula prática em cervejaria dentro da disciplina 'harmonização: alimentos e bebidas'

30/11/2018 - Goiânia

Alunos do segundo semestre de Gastronomia do Claretiano – Centro Universitário em Goiânia tiverem uma aula diferenciada no último dia 17. Dentro da disciplina ‘Harmonização: alimentos e bebidas’ o grupo fez uma visita técnica à Cervejaria Klaro, localizada na GO-070, s/n, qd CH lt 36 Chácaras Helou. Acompanhados pela docente do Claretiano, a Profª Monick Cristina Braga; pelo supervisor regional, Adriano Carneiro e pela sommelier de cervejas, Lorena Pinna, durante a visita os alunos puderam conhecer as etapas da fabricação de cervejas, visualizando na prática os equipamentos e os processos, e consequentemente o resultado das cervejas. E no final da atividade prática todos tiveram a oportunidade de participar de uma degustação.

A Profª Monick explicou que as aulas práticas são de extrema importância para os alunos, pois eles têm a oportunidade de contextualizar na prática o que foi visto na teoria reforçando o aprendizado. E, essa visita teve enfoque na fabricação de cervejas e degustação de estilo variados, tanto que na aula os alunos conferiram as etapas da fabricação, desde a aquisição ou produção dos insumos, passando pela moagem, fervura, filtração, fermentação, resfriamento, maturação, engarrafamento, pasteurização (se for o caso), diferenciando as cervejas de baixa e alta fermentação. “Foi abordado também os ingredientes essenciais e sua qualidade, cerveja artesanal e cerveja especial, dados sobre produção e consumo. E foi finalizado com a degustação de cinco rótulos produzidos em sua linha de cervejas artesanais”, explicou.

Além dessa visita o grupo de estudantes teve uma aula de harmonização de vinhos com Felipe Prigol, sommelier de vinhos proprietário da adega My Winery.

= = = = = = = = = =