Infelizmente essa página não possui suporte a impressão.

Notícias

Membro do Grupo de Estudos em Cinema e Ensino de Filosofia do Claretiano lança seu segundo livro

10/12/2018 - São Paulo

Com o título ‘A Industria Cultural como instrumento de alienação e dominação na sociedade do espetáculo’, o Profº. Drº. Samuel Antonio Merbach de Oliveira, egresso de História e Filosofia do Claretiano – Centro Universitário e aluno da pós-graduação em Museografia e Patrimônio Cultural, também da Instituição, lança seu segundo livro, que é a publicação do seu trabalho de pós-doutorado em Psicologia pela Universidade Argentina John Kennedy.

Morando na cidade de Jundiaí (SP), o Profº. Drº. Samuel Merbach, que é aluno do polo de apoio presencial de São Paulo, também é membro do Grupo de Estudos em Cinema e Ensino de Filosofia que o incentivou nas pesquisas para a publicação. O Grupo é voltado aos estudos em Cinema e a Indústria Cultural por meio dos filósofos da Escola de Frankfurt. E, para a academia é de fundamental importância para a formação de seus integrantes, pois com a orientação do Prof. Alessandro Reina os alunos fazem pesquisas e publicações em revistas especializadas.

“Os integrantes fazem uma análise crítica bastante interessante sobre a utilização do cinema e dos meios de comunicação social como uma forma de alienação e dominação na Sociedade do Espetáculo”, conta Drº Samuel Merbach que participa ativamente do grupo desde junho de 2016. “O Claretiano foi muito importante para a minha formação acadêmica e profissional, pois a Faculdade tem boa estrutura e excelentes professores o que tornou possível de ter um conhecimento aprofundado teórico e reflexivo sobre as disciplinas, por meio dos estudos de grandes pensadores, tanto da Filosofia quanto da História, bem como formação pedagógica para a docência”, conta.

Publicações

‘A Industria Cultural como instrumento de alienação e dominação na sociedade do espetáculo’, é o segundo livro lançado pelo Profº. Drº. Samuel Merbach. “Meu primeiro livro foi ‘O Socialismo Liberal na Filosofia de Norberto Bobbio’. Ele foi o resultado do meu trabalho aprovado no curso de pós-doutorado em Filosofia pela PUC-SP”, conta. Nesta obra, conforme o autor explicou ‘O socialismo, o liberalismo e a democracia são temas que ensejam uma reflexão filosófica, sobretudo, na sociedade moderna que é marcada pelo confronto entre os valores do capital e do trabalho. A obra analisa o conceito e a relação do liberalismo e do socialismo com a democracia elucidando os aspectos positivos de ambos, o que resultou em um projeto de Socialismo Liberal defendido pelo filósofo Norberto Bobbio. Leitura recomendada aos profissionais e estudantes da área de ciências humanas, especialmente, aos que procuram refletir acerca de questões relativas à filosofia política do mundo atual’, conta

O segundo livro, traz em suas páginas, que a “Indústria Cultural é um tema que predispõe uma reflexão filosófica, sobretudo, no capitalismo moderno onde os meios de comunicação de massa alienam e manipulam os indivíduos na Sociedade do Espetáculo. A obra analisa conceitos de Marx, Freud e seus seguidores, o Freudomarxismo, visando a emancipação do homem mediante uma Teoria Crítica que foi elaborada pela Escola de Frankfurt. Por fim, a obra busca responder o seguinte problema: Como a Escola de Frankfurt explica a maneira pela qual as artes e o conhecimento humano são utilizados pela indústria cultural com o objetivo de alienar e manipular as pessoas na sociedade do espetáculo?”, finaliza o autor e aluno do Claretiano.

 

 

= =