Alunos de Educação Física e Pedagogia têm aulas sobre práticas pedagógicas do esporte

14/12/2018 - Batatais

Durante o ano letivo de 2018 os alunos dos cursos de Educação Física (Licenciatura) do 1º, 2º e 3º anos e Pedagogia, 1º e 2º anos do Claretiano – Centro Universitário de Batatais participaram da disciplina Práticas Pedagógicas dos Esportes. O objetivo da disciplina, segundo o coordenador do curso de Educação Física e responsável pelo conteúdo, o Profº. Me. Robson Amaral da Silva, foi de promover a constituição de uma perspectiva crítica em relação ao conteúdo esporte. “É uma disciplina que proporciona aos estudantes subsídios para ensino do esporte na escola sob uma perspectiva inclusiva, ou seja, a partir de um tratamento pedagógico sintonizado com objetivos escolares de formação cidadã”, explica.

Ao longo da disciplina os estudantes têm contato com aspectos históricos, culturais e sociais ligados ao handebol, futebol e atletismo. “Além disso, estudamos aspectos metodológicos para ensino destas modalidades numa perspectiva crítica”, conta o coordenador do curso ressaltando que a disciplina permite concretizar práticas de ensino dos esportes alicerçadas no referencial crítico. “Portanto, os estudantes têm oportunidade de responder a questionamentos do tipo ‘como se faz isto na prática?’”, explica.

Disciplina na prática

Para poder colocar em prática o que os alunos viram na teoria na primeira quinzena de novembro aconteceu a segunda edição dos Jogos da Educação Física – Licenciatura. O evento contou com provas e modalidades adaptadas visando a participação de todos os estudantes que estavam divididos em quatro equipes. Foram realizadas provas de atletismo nas quadras externas do Claretiano e competições das seguintes modalidades: bocha, voleibol de quatro equipes e biribol. O Profº Robson explicou que a participação do curso de Pedagogia permitiu a aproximação entre os cursos. Para Gabriel Cavasini Lavagnoli, um dos organizadores do evento, o sucesso dos Jogos ocorreu, em grande medida, pelas boas ideias da turma. "Logo no primeiro dia choveu e não pudemos realizar os jogos na pista de atletismo. Porém, nossa sala se mostrou pronta para adaptar os jogos nas quadras, o que acredito que seja um ponto positivo muito grande, pois além de levar os jogos para um espaço de trabalho que geralmente o professor de educação física encontra, nós conseguimos adaptar e improvisar muito bem e fazer os jogos acontecerem conforme o esperado", explica.

A estudante de Pedagogia, Poliana Leite Pereira Ribeiro, comentou que participar dessa atividade foi de grande importância. “Os jogos foram preparados e adaptados para incluir as pessoas, independentemente de suas limitações, pois a inclusão e a pluralidade são desafios. E eles alcançaram com sucesso. O respeito e a paciência dos integrantes e organizadores fizeram os dias dos Jogos se tornarem divertidos", finaliza.

= = = = = = = =