Infelizmente essa página não possui suporte a impressão.

Notícias

Alunos estreiam concurso de gastronomia com pratos à base de mandioca

08/01/2019 - Goiânia

Os estudantes do curso de Gastronomia do Claretiano - Centro Universitário, polo de Goiânia, participaram do inédito concurso realizado pela instituição em dezembro. Intitulada de “O Sabor do Saber”, a competição teve a mandioca como tema e ingrediente principal.

Os doze pratos feitos e apresentados pelos alunos foram avaliados por cinco profissionais renomados da cidade. Os jurados analisaram a textura, a técnica, o sabor, a criatividade, o valor nutricional e a apresentação de cada um dos pratos. 

No comando da cozinha, os futuros chefs foram divididos em seis grupos e desafiados a desenvolver um prato salgado e outro doce, por equipe. 

De acordo com Adriano Carneiro, supervisor regional do Claretiano e um dos organizadores do evento, o concurso foi pensado para ser o Projeto Integrador do final do semestre. 

“Esse é um dos componentes curriculares obrigatórios nos cursos superiores de tecnologia, tendo a função de articular as disciplinas estudadas. Por isso, o objetivo é desenvolver questões que integrem a teoria e a prática”, disse. 

Os vencedores do concurso de gastronomia “O Sabor do Saber”

Entre os pratos apresentados, estavam rocambole marroquino de mandioca, cheesecake de mandioca, preparado de mandiocas com carré de cordeiro, pudim de mandioca, bombom de morango com mandioca e surpresa de aipim com praliné de castanhas. 

“A mandioca é um ingrediente simples, mas não é fácil criar algo que saia do básico”, afirmou o jurado chef Chrystiênio Teles.

Porém, o que chamou a atenção dos avaliadores em todos os quesitos foram as receitas elaboradas pela equipe dos alunos Carlos Soares, Gustavo Silva, Paul Mendonça, Phelipe Santos e Iohanna Silva. 

Eles apresentaram os pratos “Água e terra, um passeio pela mandioca” — uma moqueca de filé de peixe empanado, e o “Gelato de mandioca e a doçura da terra”. 

“Eu fiquei bastante emocionada, porque querendo ou não, é uma competição”, disse a estudante vencedora Iohanna Silva, que ficou feliz por ter se destacado no evento. 

Curso de Gastronomia no Claretiano

O curso superior de tecnologia em Gastronomia do Claretiano - Centro Universitário oferece uma formação rápida e de qualidade — são dois anos aprendendo tudo o que um chef precisa para criar pratos deliciosos. O profissional termina o curso com um diploma de ensino superior nas mãos.

Tem interesse pela área de gastronomia? Clique aqui e acesse a página do curso para saber tudo sobre essa formação. 

Clique aqui e assista à matéria realizada pela TV Claret.

= = = = = = = = = = = = = = = =