21/01/2019 - Boa Vista
O Claretiano – Centro Universitário, em Boa Vista (RR), realizou no dia 19 de janeiro o primeiro processo seletivo de 2019 direcionado à comunidade indígena local. No total 449 inscritos disputam 65 vagas divididas entre os cursos de Pedagogia, Enfermagem e Educação Física (Licenciatura). A prova do vestibular foi uma redação com temática atual e todos tiveram até duas horas para escrever o texto. É importante ressaltar que os envolvidos no projeto assumiram o compromisso perante suas comunidades de concluir o curso superior e aplicar todos os conhecimentos adquiridos em benefício de seus povos.
Para participar do seletivo os indígenas apresentaram o registro administrativo de nascimento do índio (RANI) emitido pela Fundação Nacional do Índio (Funai). Além de uma indicação do tuxaua (chefe indígena) com anuência da comunidade e uma declaração de próprio punho assinada pelo declarante atestando que não está cursando ou já possui uma graduação. Apresentaram também uma declaração de residência, assinada pelo Tuxaua da comunidade e o certificado de conclusão do Ensino Médio.
Vale lembrar que os indígenas contam com total apoio do polo de Boa Vista para a realização de todas as atividades, inclusive para acessar a Sala de Aula Virtual (SAV). Os alunos das comunidades que não forem beneficiadas com Internet ou mesmo os que não têm computador podem usar a estrutura do polo. No local há monitores treinados e capacitados para atender todos os indígenas nos encontros presenciais estabelecidos no calendário acadêmico dos cursos.
O Claretiano em Boa Vista oferece graduação para a comunidade indígena desde 2015 atendendo à solicitação das comunidades de Roraima, Estado que concentra mais de 400 comunidades indígenas, sendo a unidade federativa que abriga a maior quantidade de etnias no País. Essa oportunidade oferecida a eles vai ao encontro da missão da instituição que é de capacitar a pessoa humana para o exercício profissional e para o compromisso com a vida, mediante uma formação integral.
O ensino destinado aos povos indígenas, por meio do Claretiano – Centro Universitário, iniciou-se em 2015 com o curso Pedagogia para os professores das comunidades que não tinham formação superior.
O resultado com os aprovados será divulgado no dia 30 de janeiro.
Coordenadora do Setor Missionário da Pastoral Vocacional Juvenil do Claretiano esteve na Jornada Mundial da Juventude
Publicação reúne trabalhos apresentados durante Encontro de Iniciação Científica
Egressa do Claretiano é aprovada em 1º lugar em residência na área de atenção ao câncer