Ao mestre com carinho: homenagem ao querido professor Juscelino Pernambuco

01/02/2019 - Batatais

AO MESTRE COM CARINHO...

* Em homenagem ao eterno e querido Professor Juscelino Pernambuco, que nos deixou órfãos na última segunda-feira (28/01).

“Ensinar é um exercício de imortalidade. De alguma forma continuamos a viver naqueles cujos olhos aprenderam a ver o mundo pela magia da nossa palavra. O professor, assim, não morre jamais...”

Rubem Alves

Minas Gerais, terra de minas, de personagens e personalidades reais, de inconfidentes, Tiradentes. Rocha de onde brotou o Rosa, montes dos cantos de Milton. Entre Drummond, Murilo, Fernando Sabino, dentre tantos outros idos, Minas Gerais sempre foi terra de nascimentos. Nesse microcosmo, na pequena Juréia, localizada no município de Monte Belo, nasceu Juscelino. Contemplando a paisagem mineira o Poeta teve suas primeiras impressões sobre o que mais tarde se tornaria, para o homem, o mistério da existência.

Escolheu seu caminho: trabalhar com a “palavra”. Palavra dita, palavra escrita, palavra-pão. Resolveu ser professor, sagrada profissão; optou pela obstinação. Transcendeu os Campos Gerais, e, lecionando, abrilhantou as conceituadas UNESP e PUCCAMP. Em Batatais (SP), integrou o forte grupo intelectual que deu vigor à Faculdade de Ciências e Letras José Olympio, a mesma que originou o Claretiano - Centro Universitário que conhecemos hoje, onde também coordenou o curso de Letras.

Juscelino viveu, amou e ensinou – e ainda nos ensina – por meio de seu legado, que para “educar” é preciso “amar”, e que a existência é um presente que exige de nós uma resposta responsável.

Para além da luminosa trajetória acadêmica, sua doçura e gentileza permanecerão conosco.

Até breve, sempre Mestre, Juscelino!

Prof. Rafael Archanjo
Ex-aluno e amigo

Nota:
O vídeo no link a seguir foi gravado em agosto de 2018, em Aula Magna ministrada no Claretiano – Colégio São José, em Batatais (SP): https://www.youtube.com/watch?v=iR0yN-EuYEk&feature=youtu.be

= = = = = =