Infelizmente essa página não possui suporte a impressão.

Notícias

Dossiê: Gestão e Sustentabilidade está disponível para download

06/02/2019 - Batatais

Já está disponível para download o Dossiê: Gestão e Sustentabilidade – Revista Educação, v.8. A publicação concentra artigos que abordam as relações sociais e sustentabilidade, a agroecologia, a consciência individual, a avaliação de desempenho como prática pedagógica de aprendizagem na gestão de pessoas no contexto empresarial, a população negra no Brasil e o desenvolvimento sustentável e cenários prospectivos.

Para ter acesso ao Dossiê completo, clique aqui

Confira o editorial escrito pelo Prof. Dr. Everton Luís Sanches, que é coordenador do Curso em Patrimônio Histórico e Cultural

“As expressões “gestão” e “sustentabilidade” têm bastante destaque ao indicar um cenário de renovação na maneira como trabalhamos e vivemos. Ambos os conceitos são aplicados transversalmente em vários contextos, já que tratam de uma mudança estrutural de paradigmas. Assim, gestão dialoga com conduzir, cuidar, gerir, mas também se harmoniza com fazer a organização, direcionar ou tratar devidamente de coisas e seres, individualmente e coletivamente. A sustentabilidade estabelece o limite de até quando, da viabilidade daquilo que é gerido e de todas as práticas comuns de que somos coautores. Rompendo os limites estreitos de credos, doutrinas ou ideologias, tais compreensões promovem a responsabilização a partir da compreensão dos resultados das ações humanas em diferentes contextos.

Mais uma vez, o Grupo de Estudos Interdisciplinares em Patrimônio Histórico e Cultural desdobra-se na análise das demandas do cotidiano e na necessidade de reparação de comportamentos para a viabilidade da conservação dos espaços humanos, do sistema econômico, do meio ambiente e das próprias relações sociais. Dessa maneira, destacamos a gestão como técnica ou empreendimento e a sustentabilidade como objetivo imprescindível. Tratados dessa maneira, temos, nesta edição temática da Revista Educação, a organização de construtos teóricos em diversas áreas do conhecimento em torno da promoção de compreensões integradas, análises sistêmicas que discutem a partir de áreas específicas a conjuntura em que vivemos, traçando algumas possibilidades de mudança.

Mais que nos atermos às análises de conjuntos, temos que nos desdobrar na indicação de mudanças pontuais que possam dar sustentação para dinâmicas construtivas e versáteis, que priorizem a continuidade e a viabilidade dos processos humanos.”

Prof. Dr. Everton Luís Sanches

Coordenador do Curso em Patrimônio Histórico e Cultural

Editor