Alunos do Direito participam de palestra sobre a atuação do Ministério Público

08/04/2019 - Batatais

O curso de Direito do Claretiano - Centro Universitário em Batatais vem realizando ciclos de estudos relacionados a "Carreira Jurídicas" direcionados aos alunos do curso e também para a comunidade em geral. O intuito desta tratativa, que serão realizadas ao longo deste semestre, ao menos uma vez por mês, constituem-se em palestras, sempre às quartas-feiras, que visam demonstrar as peculiaridades de cada carreira jurídica, além de experiências profissionais de cada palestrante.

Em fevereiro, para a palestra de abertura foi convidado o defensor público do Estado de São Paulo, Samir Nicolau Nassralah, com o tema "Defensoria e as Garantias Fundamentais". Em sua fala, o defensor público há 12 anos demonstrou a importância da Constituição Federal, como garantidora de direitos aos cidadãos, em especial, em defesa dos mais necessitados. Segundo Samir, o papel da Defensoria Pública está em constante construção, pois visa garantir direitos aos concidadãos e solicitar muitas vezes que as obrigações sejam efetivamente cumpridas pelo Poder Público. Um dos casos mais comuns é o fornecimento de medicamentos pelo Estado, através da judicialização de ações em prol de pessoas vulneráveis.

A segunda palestra do ciclo aconteceu em março e contou com a presença do promotor público e representante do Ministério Público em Batatais, Alexandre Padilha. Na ocasião, ele abordou a história do Ministério Público bem como as suas transformações ao longo do tempo. Como exemplo, apontou que, além do aspecto acusatório, o Ministério Público passou a atuar cada vez mais na defesa da sociedade, de modo a atuar em diversas áreas, tais como Meio Ambiente, defesa do Consumidor, defesa do Patrimônio Histórico, dentre outras. O palestrante Alexandre Padilha também enfatizou a atuação do Ministério Público no Brasil e no Estado de São Paulo, ao relatar experiências profissionais interessantes nas comarcas que já representou e, detalhou, dentro dos princípios éticos, a sua atuação em Batatais.

Para o advogado e coordenador do curso de Direito, Túlio Pires de Carvalho, esta iniciativa visa ampliar a vivência e as expectativas dos alunos, contemplando o conteúdo teórico, aliado às experiências práticas de profissionais de excelência reconhecida. Durante este semestre, também serão convidados outros operadores do Direito, tais como advogados, membros do Ministério Público e da Magistratura, cartorários e membros da OAB/SP.

Com isso, segundo o coordenador do Curso de Direito do Claretiano em Batatais, os alunos poderão direcionar seus estudos durante sua trajetória acadêmica, partilhando e vivenciando múltiplas visões, bem como dirimir suas dúvidas e solicitar esclarecimentos aos palestrantes, seja sobre a carreira, bem como sobre sua experiência profissional na área jurídica. Vale lembrar que a próxima palestra do ciclo será sobre a Magistratura com Diretor do Fórum de Batatais, o juiz Fábio Marques de Dias, em 24 de abril, às 19h30, com entrada franca.

= = = = = = = = = = = = = = = = = = = =