Egressos do Claretiano realizam workshop dentro da Semana da Fisioterapia

10/04/2019 - Batatais

O Curso de Fisioterapia do Claretiano – Centro Universitário de Batatais, realizou nos dias 8 e 9 de abril a Semana da Fisioterapia. O primeiro dia do evento contou com cinco atividades especais, todas realizadas simultaneamente, cabendo ao aluno escolher em qual participaria. Os temas abordados foram ‘Reabilitação Neurofuncional – alguns conceitos da técnica de P. N. F’, com o Profº. Dr. Gabriel Pádua Silva;  ‘Mobilização precoce no paciente crítico; com o Profº Me. Jonathas Silva; ‘Avaliação e tratamento fisioterapêutico em pacientes com dor cervical’, com o Profº. Dr. Luiz Fernando Approbato Selistre; ‘Ventilação mecânica não invasiva (VNI) – indicações e aplicabilidade prática’, com o Profº Esp. Felipe Campos e, finalizando o ciclo de estudos do primeiro dia o tema em questão foi ‘Periodização e fisioterapia: criando conexões entre o treinamento e a reabilitação’, com o Prof. Dr. Gustavo Antônio Meliscki.

O coordenador do curso Prof. Ms. Edson Barros destaca que dos Workshops apresentados quatro foram ministrados por egressos do curso: Profº Me. Jonathas Silva; Profº. Dr. Gabriel Pádua Silva; Profº. Dr. Luiz Fernando Approbato Selistre; Profº Esp. Felipe Campos, o que é motivo de grande orgulho e também inspiração para os alunos atuais.

No segundo dia do evento duas palestras e sorteio de brindes marcaram o encerramento da Semana Acadêmica. A primeira palestra foi com a Profª Drª. Anamaria Siriani de Oliveira, Fisioterapeuta, professora associada do Departamento de Ciências da Saúde, da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo, que falou sobre ‘Modelo Biopsicossocial de atenção a dor crônica musculoesquelética’. A segunda atividade da noite foi com o Profº Espº Augusto Cruz, fisioterapeuta e delegado do CREFITO 3, que falou sobre “Hiperóxia na UTI: a balança da mortalidade”.

Segundo o Coordenador do curso, receber nomes ‘de ponta’ da Fisioterapia, como é o caso da Dra. Ana Maria e do Prof. Augusto Cruz, faz com que o curso do Claretiano fique em sintonia com os grandes centros de pesquisa como é a Universidade de São Paulo, e também com profissionais que primam pela excelência na prática da Fisioterapia como é o caso da Dra Ana Maria e do Prof. Augusto Cruz.

O coordenador do curso destaca ainda que a realização da Semana foi possível em função do grande trabalho dos professores Drº Edson Verri e Ms. Saulo Fabrin que ficaram responsáveis pela comissão científica do evento e fizeram os contatos com os palestrantes, sempre auxiliados pela Atlética da Fisioterapia composta por acadêmicos do curso que neste ano contou com Igor Henrique, Abimael, Youssef, Lara, Victória, Vinicius, Ayla, Florisvaldo, Caroline Aguiar, Higor Gabriel e Nathalia. O coordenador ainda agradece a direção do Claretiano e equipes da Extensão Universitária, Multimídia e Marketing que mais uma vez não mediram esforços em apoiar o evento.

= = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = =