Estudantes de Direito recebem membros do Centro Judiciário de Solução de Conflitos

22/05/2019 - Batatais

Os estudantes de Direito do Claretiano - Centro Universitário de Batatais receberam, na última semana, membros do Centro Judiciário de Solução de Conflitos (Cejusc) da cidade.

Após convite do Prof. Me. João Carlos Bianco, docente responsável pela disciplina de Técnicas de Negociação, Mediação, Conciliação e Arbitragem, eles se reuniram para conversar sobre as diversas formas de solução consensual de conflitos praticadas no atendimento ao público.

De acordo com o coordenador do curso, Prof. Me. Túlio Pires de Carvalho, a proposta de trazer esse conteúdo para a sala de aula foi estimular os alunos a desenvolverem o viés da pacificação social.

“Falta a cultura de pacificação para os advogados. Por isso, aqui no Claretiano buscamos formar profissionais completos, que entendam as mais diversas situações do cotidiano jurídico. Temos, inclusive, salas de aula específicas para esse desenvolvimento da aprendizagem”, afirmou.

A atuação do Cejusc

O Cejusc é um órgão que presta serviços de conciliação de conflitos, promovendo acordos entre as partes sem a necessidade de imposição de uma decisão judicial.

A Comarca de Batatais sedia o 100º Cejusc no Estado de São Paulo, firmado entre uma parceria do Tribunal de Justiça (TJ/SP), Associação Comercial e Empresarial e o Claretiano - Centro Universitário.

Adir de Souza, um dos conciliadores presentes, disse que o tema é pouco abordado pelas faculdades. “O caminho do Direito é a conciliação e a mediação. Nós somos auxiliares da Justiça”, falou.

Entre os temas abordados, estavam os trâmites para a conciliação, como é a atuação dos conciliadores e como pode ser a participação dos advogados durante os atendimentos.

Também estiveram nessa aula especial os conciliadores e mediadores Amanda Ribeiro Baldochi e Osvaldo Batista de Toledo, além do chefe de seção judicial do Cejusc, Paulo César Suzana da Costa.

Os alunos presentes elogiaram a iniciativa do professor Bianco pela contribuição entre teoria e prática e, ao final, agradeceram aos membros do Centro Judiciário de Solução de Conflitos pelos ensinamentos.

= = = =