Carreiras jurídicas: alunos têm palestra sobre sistema notarial e registral

24/05/2019 - Batatais

O ciclo de estudos ‘Carreiras jurídicas’, que faz parte do curso de Direito, do Claretiano – Centro Universitário, foi realizado na noite da última quarta-feira, 22, com a palestra ‘Sistema notarial e registral’, com o tabelião Carlos Antônio Caran Bordini, do cartório de Nuporanga. O intuito desta tratativa, que são realizadas ao longo deste semestre, ao menos uma vez por mês, constituem-se em palestras, sempre às quartas-feiras, que visam demonstrar as peculiaridades de cada carreira jurídica, além de experiências profissionais de cada palestrante.

Durante a palestra Carlos explicou o significado literal de cartório, os serviços oferecidos, para que eles servem e outros assuntos referentes ao tema. E, no final, participou de um bate papo com os alunos tirando as dúvidas que surgiram. Segundo o tabelião Carlos, o sistema notarial e registral, recebeu muitas inovações legais nos últimos anos. Como exemplo disso são a possibilidade de que os Tabelionatos de Notas podem realizar arrolamentos e inventários, além do divórcio consensual, desde que preenchidos alguns requisitos jurídico-legais. Já os ofícios registradores de imóveis podem realizar retificações de áreas rurais, bem como proceder à usucapião extrajudicial, o que, por sinal, desafoga o Poder Judiciário e confere ainda mais agilidade aos serviços destinados aos cidadãos.

Para o advogado e coordenador do curso de Direito, Túlio Pires de Carvalho, esta iniciativa visa ampliar a vivência e as expectativas dos alunos, contemplando o conteúdo teórico, aliado às experiências práticas de profissionais de excelência reconhecida. “Ao longo do semestre foram convidados outros operadores do Direito, tais como advogados, membros do Ministério Público e da Magistratura”, explica.

Com isso, segundo o coordenador do Curso, os alunos poderão direcionar seus estudos durante sua trajetória acadêmica, partilhando e vivenciando múltiplas visões, bem como dirimir suas dúvidas e solicitar esclarecimentos aos palestrantes, seja sobre a carreira, bem como sobre sua experiência profissional na área jurídica.

Para saber mais sobre o curso de Direito, clique aqui

= = = = = =