Acadêmicos de Nutrição participam de aula prática na EMBRAPA, em Boa Vista

03/06/2019 - Boa Vista

A turma do quinto semestre do curso de Nutrição, do Claretiano - Centro Universitário em Boa Vista, teve a oportunidade de realizar quatro aulas práticas na EMBRAPA (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária). A atividade que aconteceu no dia 29 de maio fez parte da disciplina de Bromatologia, ministrada pela Profª. Esp. Lusyanny Parente Albuquerque, que também é Nutricionista.

Na EMBRAPA a turma foi acompanhada pela agrônoma responsável técnica pelas análises de alimento, Maria Fernanda Durigan. Nas aulas os acadêmicos acompanharam quatro metodologias de análises de alimentos: calorímetro (determinação da intensidade de pigmentos presentes em frutas e hortaliças), sólidos solúveis pelo método de titulação ou acidez titulável (determinação de açucares presentes nos alimentos), determinação de umidade (retirada de líquidos dos alimentos para posterior análises) e determinação de cinzas (determinação da matéria inorgânica dos alimentos).

Além das análises de alimentos os acadêmicos também conheceram os estudos que atualmente estão sendo realizados na EMBRAPA. Entre eles, destaca-se o estudo do camu-camu, fruto com alto teor de vitamina C, antocianinas e antioxidantes. Há ainda testes sobre o uso de óleos vegetais na preservação de frutas e o uso de cupuaçu no preparo de receitas culinárias para serem comercializadas e serem revertidas em renda extra ao pequeno agricultor.

Em Boa Vista o curso de Nutrição é oferecido com atividades presenciais de segunda a sexta-feira, no período noturno. E, para atender aos mais diversos segmentos do setor da Nutrição, o curso proporciona ao aluno conhecimentos nas áreas das Ciências Biológicas e da Saúde, Ciências Sociais, Humanas e Econômicas e Ciências dos Alimentos e da Nutrição.

Para saber mais sobre o curso, clique aqui

= = = =