'O Sabor do Saber': alunos de Gastronomia realizam Jantar Internacional

25/06/2019 - Batatais

Depois de um semestre estudando teoria e prática chegou o tão esperado dia para os alunos dos 1º e 2º anos do curso de Gastronomia, do Claretiano – Centro Universitário, em Batatais. Eles se reuniram e sob a supervisão dos professores, Lavínia Perrotta, da Cozinha Internacional; Lívia Taverna, da Cozinha Fria e Paulo Henrique, da Panificação, realizam o I Jantar Internacional, dentro do Projeto Integrador, atividade que uniu as três disciplinas possibilitando ao aluno a oportunidade de vivenciar a rotina de um grande evento, indo da organização, ao preparo dos pratos e recepção dos convidados. A atividade, que foi preparada nos últimos meses pelos alunos, foi realizada na noite de 24 de junho, reuniu convidados de cada aluno, professores do curso e colaboradores do Claretiano que experimentaram pratos da culinária de quatro países.

A Profª. Lavínia Perrotta explicou que foram apresentados pratos da culinária espanhola, portuguesa, francesa, grega e americana. “Os alunos do segundo ano foram divididos em grupo para preparar todo o cardápio que foi composto por quatro tipos de entrada com pratos da culinária francesa, espanhola e americana; por dois tipos de pratos principais inspirados na culinária francesa e por duas sobremesas inspiradas nas culinárias portuguesa e grega. Já os alunos do primeiro ano ajudam muito na organização do evento e recepção dos convidados”, explica a professora ressaltando que todos estiveram muito empenhados no projeto que uniu as três disciplinas. “Os alunos se empenharam muito para fazer um bom trabalho”, conta a Profª. Lívia Taverna.

José Baldo Neto, está no segundo ano e fez um dos pratos principal e uma das sobremesas. Para ele foi uma experiência muito importante participar desse projeto. “Esse jantar foi um momento único. Apesar de já trabalhar na área em Franca, aqui coloquei toda a teoria que vi na sala de aula em prática na elaboração dos pratos”, explica. Já Natália Aparecida da Silva Milan, do primeiro ano, achou muito interessante o Projeto. “Foi uma experiência muito boa participar da organização do evento, pois é preciso conhecer todos os processos que envolve a gastronomia”, explica.

Confira o Menu do I Jantar Internacional:

Vol-au-vent de Cogumelo

Tapenade

Salada Waldorf

Creme de Aspargo

Boeuf Bourguignon

Fricassée de Poulet à L'Ancienne

Sobremesa

Pastel de Nata

Sorvete de Iogurte com Amêndoas

Para saber mais sobre o curso, clique aqui

= = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = =