3ª Rodada de Estudos Contemporâneos aborda a sustentabilidade no dia a dia

28/06/2019 - Batatais

A 3ª Rodada de Estudos Contemporâneos: Claretiano - Sustentável realizada pelos alunos dos 6º e 7º semestres de Administração e dos 4º e 5º semestres de Agronegócio, sob a supervisão da Profª Mª Tânia Mara Pinto de Sousa, aconteceu no último dia 25 e teve como palestra “Sustentabilidade no dia-a-dia” com Fábio Ferreira Picinato, que é Biólogo, Professor e diretor do Programa Baeta, em Batatais, que pela segunda vez participou da Rodada. A abertura da 3ª Rodada de Estudos Contemporâneos contou com a presença dos músicos João Francisco Zamboni e Sthephanie Cristine Trevisani que fizeram a interpretação do Hino Nacional.

O evento reuniu alunos dos cursos de Administração, Agronegócios e Contábeis, além dos coordenadores dos cursos de Administração e Agronegócios, Profº. Drº Francisco de Assis Breda e o Profº Drº Elvisney Aparecido Alves, respectivamente; além dos professores Túlio P. Carvalho, Antônio Carlos Geron e Carlos Alberto Marinheiro. Já os alunos do terceiro ano do curso de Nutrição, sob a supervisão da coordenadora do curso, a Profª Drª Fabíola Rainato Gabriel de Melo, participaram do evento preparando lanches sustentáveis com o aproveitamento integral dos alimentos.

De acordo com a Profª Tânia o evento promoveu a interdisciplinaridade trazendo à tona os conceitos apresentados sobre Gestão de Projetos (elaboração, organização, execução e finalização); Administração Ambiental (administração, apresentação de conteúdos, sustentabilidade); Recursos Humanos (trabalho em equipe, recrutamento de integrantes, coletividade), Administração (gestão do tempo, conteúdo, organização, hierarquia, responsabilidades, etc.).

“O mercado de trabalho está cada vez mais exigente e como diferencial busca pessoas proativas e com senso de coletividade. Este projeto se justifica pelas ações que propõem estimular a reflexão sobre a sustentabilidade, tendo como objetivo a gestão ambiental, através de atividades coletivas, promovidas pelos alunos”, explica a professora ressaltando que o objetivo geral do evento foi de “estimular o interesse dos alunos pelo conteúdo da disciplina objetivando o reflexo no processo de aprendizagem e no desempenho dos alunos”, conta a Profª Tânia.

Além da palestra a 3ª Rodada de Estudos Contemporâneos contou com atividades práticas, como quiz e caça ao tesouro com premiação de troféus e brindes ofertados pelas empresas Agibank, Gino Comunicação visual, Posto Ômega e Valmaq. A novidade deste ano é que os alunos envolvidos na organização da atividade idealizaram a logomarca do evento que foi usada nos troféus que foram entregues.

“Ao realizar as atividades práticas queremos tornar o processo de ensino e aprendizagem mais interessante e prazeroso, pois usamos os jogos como um recurso pedagógico com potencial ratificador do ensino da sala de aula tendo como mote a gestão ambiental. Além disso, com as dinâmicas promovemos a confraternização e estimulamos o trabalho em equipe”, finaliza.

= = = = = = = = = = =