Futuros nutricionistas de Goiânia têm aula prática em restaurante self-service

02/07/2019 - Goiânia

Mesclar a teoria com a prática e com isso oferecer novas possibilidades de aprendizado aos alunos. Assim foi uma das aulas práticas do curso de Nutrição, do Claretiano – Centro Universitário, polo de Goiânia (GO). Com a supervisão da Profª. Esp. Alessandra Ribeiro de Freitas Nery Alves, da disciplina de ‘Higiene e Qualidade dos Alimentos’ e ‘Microbiologia e Parasitologia’, duas turmas (2018/01 e 2018/02) do curso tiveram uma aula prática no Restaurante Center Grill que cedeu gentilmente as instalações para a prática.

“A atividade foi importante, pois os alunos puderam observar na prática tudo o que foi abordado nos conteúdos teóricos, interrelacionando as disciplinas e observando os pontos críticos de controle na produção de alimentos seguros. Ainda, puderam observar as dificuldades e desafios que o Nutricionista tem na execução de seu trabalho de forma a assegurar a saúde do consumidor”, explica a professora que acompanhou todos os alunos.

Na prática

Para a realização de aulas práticas, fora da instituição, é necessário seguir um cronograma. A professora responsável pela aula explicou que antes da aula os alunos foram orientados sobre a aplicação de check-list de verificação das boas práticas aplicadas em uma Unidade Produtora de Refeições (UPR). Além disso, a aula teve como referencial teórico o Regulamento Técnico de Boas Práticas de Fabricação para Serviços de Alimentação a RDC nº 216/ 2014 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária.

“Durante a visita, os alunos foram estimulados a coletar informações sobre o funcionamento do restaurante e sobre os procedimentos que envolvem desde o recebimento da matéria-prima até o preparo e distribuição das refeições, bem como toda a infraestrutura da cozinha entre outros fatores que interferem na qualidade e segurança na produção de alimentos. Os apontamentos foram feitos no check-list para posterior discussão em sala de aula”, observa a professora Alessandra.

Em Goiânia o curso é oferecido com cinco encontros presencias no semestre que acontecem aos sábados, das 8h às 17h.

Clique aqui e saiba mais sobre o curso

Para conhecer as formas de ingresso na instituição, clique aqui

= = = = = = = = = = = = = = = =