Nutrição: aula prática aborda o Guia Alimentar e as dietas da moda

03/07/2019 - Goiânia

Os alunos da turma 2019/01 do curso de Nutrição, do Claretiano – Centro Universitário, polo de Goiânia (GO), participaram em junho da aula prática sobre o Guia Alimentar da População Brasileira, a Pirâmide Alimentar e as dietas da moda envolvendo o veganismo, low carb e zero lactose. A atividade, que foi supervisionada pela Profª. Esp. Alessandra Ribeiro de Freitas Nery Alves, da disciplina de Nutrição e Dietética, teve o objetivo de estimular o processo criativo, possibilitando o desenvolvimento de habilidades culinárias no preparo de receitas regionais, além de possibilitar a reflexão sobre o ato de comer como um fator integrador da sociedade.

“A atividade teve por finalidade mostrar que o ‘ato de comer’ deve ser pensado e planejado, e este ato de ‘reencontro com a comida’ deve ser único e prazeroso, e não somente restritivo e rígido como é pregado em algumas dietas da moda e amplamente divulgado nas mídias sociais”, explica a professora.

Para esta aula prática os alunos foram divididos em grupos e desenvolveram receitas das diversas regiões do Brasil, além de pratos com a perspectiva vegana, low carb e zero lactose, aproveitando integralmente os alimentos, a fim de ofertar o maior aporte nutricional, priorizando alimentos in natura e minimamente processados. A professora ainda explicou que os todos os alimentos foram fornecidos pela instituição e foram distribuídos para aos alunos em caixas lacradas.

“Os alunos puderam utilizar somente o que lhes foi ofertado dentro da caixa e com o máximo de aproveitamento possível”, conta ressaltando que após a atividade foi realizado um brunch com a degustação dos alimentos preparados durante a atividade. “Neste momento houve a apresentação dos alunos sobre as dificuldades no processo de criação das receitas, além da contextualização dentro da temática da aula, proporcionando um ambiente de socialização”, explica a Profª Alessandra.

= = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = =