Moda, beleza e cultura gastronômica foram temas de aula prática na disciplina de Antropologia

04/07/2019 - Goiânia

Os alunos dos cursos de Estética e Cosmetologia e de Gastronomia, do Claretiano - Centro Universitário, polo de Goiânia (GO), participaram de um seminário envolvendo a disciplina de ‘Antropologia, Ética e Cultura’. Os alunos foram divididos em grupos para a realização da aula prática e cada grupo procurou abordar a temática antropológica alusiva ao seu curso, ou seja, foram estudados a relação da moda, beleza e a cultura gastronômica. Com a supervisão da Profª Mª. Lívia Costa, responsável pela disciplina, os alunos colocaram em prática o que estudaram na teoria nos últimos meses.

“Ao preparar essa atividade, que uniu os dois cursos, a intensão foi de abordar a relação da disciplina com as temáticas especificas de cada curso. Os alunos de Gastronomia trabalharam o tema cultura e alimentação. Já os alunos da Estética e Cosmetologia estudaram a relação entre a cultura e a beleza”, disse a professora.

Os alunos da Gastronomia relacionaram a cultura gastronômica, como parte da identidade de cada sujeito e grupo social. E, demonstraram como os hábitos alimentares estão de acordo com a cultura local de cada região. “Como metodologia os alunos apresentaram pratos típicos, da cultura alimentar apresentada, além, da explicação teórica, em power point. Os grupos apresentaram sobre a gastronomia gaúcha, a mexicana e a italiana”, conta.

Já os estudantes de Estética e Cosmetologia tiveram como temática moda e beleza nas décadas de 1920 a 1950 e de 1960 a 1990. Com isso foram apresentados como determinados padrões da moda e da beleza caminham de acordo com o processo histórico-cultural e influenciam diretamente nos estereótipos corporais da sociedade, especialmente, a neoliberal. “A metodologia usada foi a apresentação teórica e caracterização das vestimentas, de acordo, com a temática apresentada”, conta.

Segundo a professora, na disciplina de ‘Antropologia, Ética e Cultura’ é analisada a visão integral do ser huma¬no, desenvolvendo estratégias para o conhecimento de si mesmo e do próprio ser humano. “Refletimos, como o contexto histórico e cultural, o qual, estamos inseridos, influencia na identidade do sujeito”, finaliza a professora.

= = = = = = = = = = =