Tutor do curso de Música tem composição tocadas em concertos nos Estados Unidos e na França

05/07/2019 - Fortaleza

O primeiro semestre de 2019 foi especial para o tutor do curso de Música do Claretiano – Centro Universitário, polo de Fortaleza, o Profº mestrando José Welligton Sousa de Castro que viu sua composição intitulada de ‘Macaxeira’ tocadas nos Estados Unidos e na França. A primeira apresentação foi em março, na França, no Musée des Beaux-arts de Lyon, na Salle Des Vases Grecs. “A obra foi tocada por um quarteto de flautas formado por estudantes do curso de música Conservatoire National Supérieur Musique et Danse, de Lyon”, conta.

Sua conquista mais recente foi em maio, quando ‘Macaxeira’ foi adaptada e tocada no concerto da New England Flute Orchestra of Indian, sob a regência da Profª. Drª. Eileen Yarrison, em Littleton, Massachusetts, nos Estados Unidos. “A composição, nesse concerto foi adaptada e dedicada à memória de Laura Feltus, ex-membro do NEFO e estudante da Indian Hill Music, na formatura dos alunos”, explica o professor ressaltando a ‘Macaxeira’ foi composta em apenas duas semanas, em 2008.

“A obra Macaxeira foi composta originalmente para Banda de Música e foi finalista do Prêmio Alberto Nepomuceno de Composição para Banda de Música, organizado pela Secretaria Estadual de Cultura do Ceará, em 2008. A peça é em ritmo nordestino e tem características de música moderna. Foram realizadas adaptações para outras formações, como orquestra sinfônica, banda sinfônica, quinteto de metais, quinteto de sopros, quarteto, quinteto e sexteto de flautas, entre outras”, explica o tutor.

O tutor do curso de Música do Claretiano é bacharel em Composição pela Universidade Estadual do Ceará; mestrando em Composição na Universidade Federal do Rio Grande do Norte, sob a orientação do professor Dr. Alexandre Reche e Silva; finalista do Prêmio FUNARTE de composição clássica em 2010 e possui obras tocadas por grupos na França, Bélgica, Alemanha, Estados Unidos, Inglaterra e Itália, sendo tocada pelo Grupo de Flautas Sarti - Alma no Festival Fiato al Brasile, em 2016.

Além dessa obra, o tutor do curso de Música tem a composição ‘Andante Pizzicato’ que foi tocada, em 2018, pelo Quarteto de Codas da Orquestra do Teatro Nacional da Moravskoslezského (Morávia-Silésia) República Tcheca; pela Neverseen Orchestra, na  Piazza San Francesco, Moza, Itália; e no XIX International Summer Music Course, em Llandovery, Carmarthenshire, no País de Gales – Reino Unido, sob a regência de Richard Crabtree, em 2015.