Alunos de Gastronomia criam 'Amuse-Bouche' durante aula prática

11/07/2019 - Goiânia

Uma atividade literalmente deliciosa. Assim foi a aula prática realizada nas últimas semanas pelos alunos do curso de Gastronomia, do Claretiano – Centro Universitário, polo de Goiânia (GO). Com a supervisão da Profª. Esp. Adriana Marcucci, da disciplina de Cozinha Fria, os alunos criaram um ‘Amuse-Bouche’, que é um aperitivo para ser degustado em pedaço único.

“O termo francês significa literalmente ‘divertir bocas’. É uma pequena criação do chef para uma única mordida, no máximo duas. Amuse-bouches são diferentes dos aperitivos comuns, pois eles não fazem parte do menu que é escolhido pelos clientes, mas são servidos de graça e de acordo com a escolha específica do chef”, explica a professora Adriana Marcucci.

A aula fez parte de uma das atividades avaliativas do semestre da disciplina Cozinha Fria. Para esta prática os alunos foram divididos em cinco grupos e cada um elaborou um ‘Amuse-Bouche’ que foi apresentado e avaliado por uma banca de jurados, incluindo a professora da disciplina. “Para nota foram observadas a apresentação, o tamanho, a harmonização de cores, o sabor e a textura. Houve envolvimento de todos os alunos que fizeram excelentes apresentações superando as expectativas”, conta a professora.

Conheça as ‘Amuse-Bouche’ apresentadas:

Steak tartare de filé mignon com gema curada de codorna,

Croquete de carne suína com ganache e molho de pimenta,

Mini hamburguer de salmão com pão de beterraba,

Surpresa de salmão com pérolas de sagu e geleia de pimenta na crosta de gergelim harmonizado com espumante brut,

Gunkan de salmão com cream cheese e geleia de maracujá.

= = = = = = = = = = = =