1ª Feira Gastronômica encerra semestre letivo no polo de Goiânia

16/07/2019 - Goiânia

Depois de um semestre inteiro cheio de estudos e trabalhos acadêmicos chegou a vez dos alunos do curso de Gastronomia do Claretiano – Centro Universitário, em Goiânia (GO), colocar em prática tudo que foi aprendido. Então, supervisionados pelos professores do curso eles se reuniram e realizaram, em junho, para marcar o encerramento do semestre letivo, a 1º Feira Gastronômica com ênfase na Cozinha Internacional, com barracas de comida árabe oferecendo kebab que é um sanduíche árabe com kafta, coalhada seca, molho de romã; culinária argentina com empanadas salteñas de carne, frango e goiabada com vinho e queijo; norte-americana, hambúrguer; francesa com quiches e tarteletes e mexicana com tacos e guacamole, sendo que todos os pratos oferecidos foram preparados pelos alunos envolvidos na atividade.

A Feira, que aconteceu no polo em Goiânia, contou também com a participação dos alunos do curso de Música que fizeram apresentações para animar o evento que foi aberto ao público que pode experimentar pratos típicos a preços populares. O Prof. Ms. Márcio Zago, responsável pela disciplina Cozinha Internacional disse que a atividade fez farte do Projeto Integrador dos alunos do segundo ano.

“A proposta foi que eles trouxessem um pouquinho da gastronomia internacional aprendida durante as aulas nesse primeiro semestre. A intenção foi de fazer um evento no qual as comidas fossem acessíveis para que toda a população local pudesse participar”, explica o professor.

Além dos alunos do segundo ano que deram ênfase na Cozinha Internacional, a Feira também envolveu os alunos do primeiro período. Com a parceria da Profª Carol Siqueira, da disciplina de Higiene e Nutrição, os alunos participaram da Feira com barracas de comidas festivas oferecendo sucos, sucos detox, refrigerantes, agua mineral, crepiocas, pãezinhos recheados, pizzas, bolo no pote, bolo de milho, creme de milho, pipoca de leite ninho e tortas de frango, palmito e de carne.

“No total tivemos dez barracas e servimos cerca de mil refeições. Por se tratar do Projeto Integrador tivemos a oportunidade de envolver outras disciplinas na realização do evento. Com isso os alunos puderam participar de todas as fases, desde a parte empreendedora de custos e cálculos à elaboração dos pratos”, conta o professor Márcio ressaltando que foi um momento de integração onde os alunos puderam de fato colocar em prática tudo aquilo que foi aprendido. “Os alunos ficaram muito satisfeitos e todas as dificuldades que tiveram foram sanadas com os professores. Com isso, o resultado foi uma grande confraternização de final de semestre, pensando aí no eixo principal do Projeto Integrador”, finaliza o Prof. Ms. Márcio Zago.

= = = = = = = = = = = = = =