Infelizmente essa página não possui suporte a impressão.

Notícias

Claretiano - Centro Universitário inicia comemorações dos 50 anos do Ensino Superior em Batatais

31/07/2019 - Batatais

De julho de 2019 até junho de 2020 o Claretiano – Centro Universitário de Batatais estará vivenciando a campanha “50 Motivos para Comemorar 50 Anos”, pois o período marca os 50 anos do ensino superior em Batatais. E para dar início às festividades no último dia 26, sexta-feira, aconteceu um jantar reunindo colaboradores, imprensa e autoridades locais e regionais.

Todas as comemorações devem-se a um dos precursores dessa história que é o Pe. Dr. Sérgio Ibanor Piva que atuou diretamente e efetivamente nos processos de autorização da abertura da faculdade na década de 70. E hoje Pe. Sérgio está à frente do Claretiano como Reitor.

“Foi uma longa jornada até aqui, desbravando novos caminhos e sempre acreditando que se pode ir além. Hoje a minha casa é a mesma de muita gente. E a nossa história se combina”, afirma o Reitor.

O Pró-reitor acadêmico, o Prof. Me. Luiz Claudio de Almeida, conta que foi um grande desafio criar a faculdade em Batatais que começou oferecendo o curso de Educação Física. “Foi um tempo diferenciado e de desafios, mas deu tudo certo e hoje somos referência na educação superior. Começamos com o curso de Educação Física e os registros mostram que a primeira turma foi composta por mais de 150 alunos matriculados”, explica o Pró-reitor.

Com o passar dos anos, a partir da década de 80, o Claretiano diversificou e passou a oferecer outros cursos presenciais. E, ao longo de quase quatro décadas, formou profissionais, hoje renomados no mercado de trabalho, nas áreas de Fisioterapia, Terapia Ocupacional, Educação Física, Estética, Nutrição e Enfermagem. “Ao longo da nossa trajetória registramos mais de 60 mil profissionais formados nas mais diferentes áreas. Transformamos vidas por meio da nossa educação”, conta a Profª Drª Pricila Bertanha, que é coordenadora de ensino no Claretiano.

De Batatais para o mundo

O Claretiano -  Centro Universitário de Batatais oferece o ensino superior desde o início da década de 70 e consolida a cada ano seu compromisso com uma educação superior responsável e de qualidade. Hoje a instituição oferece a graduação (presencial e a distância) e a pós-graduação, a distância.

Presencial são oferecidos os cursos nas áreas do Direito, Educação Física, Formação de Professores, Superiores de Tecnologia, Saúde e Gestão.  A distância são mais de 100 opções divididas entre graduação e pós-graduação.

Atualmente o Claretiano está presente em mais de 120 cidades no país e em quatro países: Japão (Toyohashi-shi), Espanha (Madrid), Portugal (Lisboa) e Estados Unidos (Orlando) com a Educação a Distância. Nessa modalidade o aluno tem acesso aos materiais, participa de atividades on-line e conta com todo o suporte dos tutores específicos para cada disciplina na Sala de Aula Virtual.  O polo é usado para os encontros presenciais, como por exemplo, as provas estabelecidas no calendário acadêmico ou apresentações de trabalhos dentro dos encontros de iniciação científica realizados pelo Claretiano.

É importante ressaltar que hoje o Claretiano é considerado referência na Educação a Distância, como o melhor centro universitário do País, conquistando por sete anos consecutivos a nota 4 no ENADE – Exame Nacional de Desempenho de Estudantes, numa escala de 1 a 5. Essa nota vem reafirmar a preocupação e a tradição do Claretiano com um ensino de qualidade, apoiado em um projeto educativo consistente, com profissionais comprometidos com uma educação transformadora e formadora da pessoa humana.

Novidades para 2020

Durante o jantar foi apresentada a programação do Ano Jubilar e a nova campanha publicitária que tem como destaque o cantor, músico e compositor Gusttavo Lima. A novidade e o diferencial para os próximos anos é que Gusttavo Lima será aluno da instituição na Educação a Distância, no curso de Música, a partir de 2020.

“As trajetórias de vida e profissional do Gusttavo Lima vem ao encontro da nossa Missão que é de capacitar a pessoa humana para o exercício profissional e para o compromisso com a vida. Com isso pretendemos evidenciar a importância que a formação integral tem. E, nada melhor do que uma pessoa carismática para expor a nossa filosofia educacional”, explica o Pró-reitor Administrativo, Pe. Luiz Claudemir Botteon.

Vale lembrar que, além dos 50 anos do ensino superior em Batatais, entre 2019 e 2020 também serão comemorados os 115 anos do Claretiano - Colégio São José de Batatais, os 125 anos da chegada dos Missionários Claretianos no Brasil, 90 anos da presença dos Missionários Claretianos em Rio Claro e os 15 anos da Rádio Claretiana FM de Batatais.

Para mais informações, acesse: www.claretiano.edu.br/50anos

 

= = = = = = = =