Infelizmente essa página não possui suporte a impressão.

Notícias

Tenente-coronel da PM fala sobre modelo policial brasileiro aos alunos de Direito

02/09/2019 - Batatais

Neste semestre, o ciclo de palestras sobre carreiras do curso de Direito do Claretiano - Centro Universitário de Batatais começou abordando as políticas públicas e o modelo policial brasileiro. Quem ministrou a palestra, no último dia 24 de agosto, foi Marcelo dos Santos Sançana, tenente-coronel da Polícia Militar. 

Ele é graduado em Direito e também possui formação em Ciências Policiais de Segurança Pública pela Academia de Polícia Militar do Barro Branco, área em que ele se tornou mestre pelo Centro de Altos Estudos Superiores de Segurança Pública da Polícia Militar do Estado de São Paulo, em 2003. 

O tenente-coronel começou sua fala apontando as diferentes estruturas e atribuições das polícias militar e civil, além de explicar a definição de inquérito policial — instrumento que, segundo ele, só existe no Brasil e em dois países da África. 

“Os estudantes de Direito aprendem da denúncia pra frente, mas é preciso conhecer o antes. Muitas carreiras jurídicas, como delegado de polícia e oficiais de polícia, são de atuação pré-processual. Os instrumentos feitos, como o termo circunstanciado, o inquérito policial em casos de autoria desconhecida e o auto de prisão em flagrante, são algumas das principais peças iniciais do processo, que vão subsidiar a ação penal”, explicou.

A palestra integra um ciclo planejado pela coordenação do curso para apresentar os mais diversos campos de trabalho. Uma vez por mês, os alunos ouvem sobre um novo tema e compartilham experiência com profissionais de renome. 

No primeiro semestre de 2019, participaram o juiz responsável pela Vara do Juizado Especial Cível e Criminal da Comarca de Batatais, Fábio Marques Dias, o defensor público do Estado de São Paulo, Samir Nicolau Nassralah, o promotor público e representante do Ministério Público em Batatais, Alexandre Padilha, e o Secretário-Geral da OAB São Paulo, Aislan de Queiroga Trigo. 

= = = = = = = =