Aprovados no processo seletivo indígena participam de encontro de acolhida

03/09/2019 - Boa Vista

No último dia 25 de agosto, a Escola Estadual Indígena ‘Ko'Ko Isabel Macuxi’, na Comunidade Indígena Enseada, região Serra na Terra Indígena Raposa Serra do Sol, no município do Uiramutã, Roraima, recebeu os aprovados no curso de Pedagogia no processo seletivo indígena, do Claretiano – Centro Universitário em Boa Vista, realizado na região. O município fica no nordeste do estado de Roraima, abriga inúmeras comunidades indígenas e está há mais de 300 km de distância de Boa Vista. Os trabalhos de acolhida com os novos acadêmicos foram coordenados pela tutora presencial do curso, a Profª Denise Almeida dos Santos, que na ocasião representou o Claretiano.

Além da Profª Denise participaram do encontro de acolhida o Gestor da Escola, Marilton; o Tuxaua da Comunidade Enseada, Severino; o Tuxaua da Comunidade Pedra Branca, representado por Albertânio; o Tuxaua Jesuíno; o Coordenador do Centro Caraparú; e a Coordenadora Lacimi, que representou a Secretaria Estadual de Educação e Desporto (SEED), e a DIEEI (Divisão de Educação Escolar Indígena) e CREEIMM (Centro Regional de Educação Escolar Indígena Mirikiió Makusi de Maturuca), qur foram unânimes em agradecer a possibilidade do ensino superior chegar a comunidade.

“Estou muito feliz e satisfeito com a chegada desse sonho, que sempre pareceu impossível, mas graças ao Claretiano chegou” enfatizou o Agente Indígena de Saúde Valuar, representante do CONDISI/SESAI na área indígena.

Durante a acolhida foi realizada uma apresentação especial com o grupo cultural Filhos de Maruawai, composto por alunos da educação infantil ao ensino médio que recepcionaram os alunos com danças típicas da cultura indígena.

Apresentação

Durante o cerimonial os acadêmicos foram apresentados por centros, devida a existência delas na região. Estiveram presentes os acadêmicos das comunidades: Pedra Branca, Centro Caraparú, Centro Maturuca, Centro Surumú, Centro Auto Cotingo, Centro Morro, Centro Willimon e Centro Caracanã.

Em seguida todos assistiram à aula de acolhida em DVD. Foi um momento histórico e de muita emoção para os moradores da região das Serras, pois Enseada será a primeira comunidade indígena a ofertar Ensino Superior aos Jovens.

Vale lembrar que ao todo foram 26 comunidades enviaram seus candidatos para concorrem a bolsa de estudos, no curso de Pedagogia, do Claretiano.

= = = = = = = = = = =