Alunos de Gastronomia são destaques em programa de TV

05/09/2019 - Goiânia

Ainda cursando Gastronomia, no Claretiano em Goiânia, Rafaela Araújo de Almeida Costa, 39, e Gustavo Satil da Silva, 26, foram destaques no programa ‘Batalha dos Chefs’, realizado pela Puc TV Goiás. Rafaela, que já atua na área, conquistou o primeiro lugar e Gustavo, que é voluntário em vários eventos gastronômicos em Goiânia, a segunda colocação. Além dos finalistas, o concurso contou com a participação de mais dois alunos do curso de Gastronomia, Anderson Divino Santana de Faria e Oligleison Ferreira Sousa da Conceição. No total mais de 100 inscritos, profissionais da área e estudantes, participaram do programa que contou com várias etapas de eliminação e foi realizado entre os meses de maio a agosto. Os pratos apresentados foram julgados por profissionais da área que levaram em consideração a criatividade, sabor e textura.

“Foram várias batalhas. As apresentações foram feitas em diversos restaurantes da cidade onde tínhamos que preparar o prato na hora e três jurados avaliavam. Foi uma experiência fantástica participar do programa”, conta Rafaela ressaltando que contou com a ajuda dos professores do curso para conseguir chegar ao primeiro lugar.

“Sempre trocava ideias com os professores que me ajudaram muito nos ajustes dos pratos”, explica a aluna que acabou de inaugurar seu restaurante, o Quintal de Mainha. O prato que garantiu o primeiro lugar à Rafaela foi o ceviche de cajú, como entrada; pupunha assada com ervas e linguiça, bife ancho, salada de manga com queijo coalho, praline de baru com redução de balsâmico e melado, como prato principal e rabanada com creme inglês, pera caramelizada na manteiga de garrafa e farofa de açúcar com canela, como sobremesa.

Conquistando o segundo lugar na Batalha, Gustavo conta que não tem palavras para expressar a gratidão que sentiu em poder participar do concurso e faz questão de agradecer aos professores do curso, em especial, a Profª Adriana Marccuci, da disciplina de Garde Manger, com quem teve a oportunidade de tirar várias dúvidas.

Seu primeiro prato apresentado que conquistou os jurados foi uma comida caseira. “Preparei uma comidinha de avó: peito de frango caipira curado em geladeira por 24 horas com uma musseline de pequi, farofa de castanhas do cerrado e espuma de guariroba e quiabo frito. Quando enviei a receita, achei que não seria aprovada, mas quando recebi um e-mail solicitando fotos fiquei muito feliz”, conta ressaltando que durante todo o período de gravação aprendeu muito com as dicas dos chefs que foram jurados. “O maior e melhor dos prêmios foi eu ter conseguido chegar na final sem ao menos ter participado de um concurso desse nível sem ter experiência em restaurantes e sem, ainda, trabalhar na área”, observa.

Pratos campeões

Conheça os pratos apresentados por Rafaela:

Prato que garantiu o primeiro lugar:

Entrada - ceviche de caju

Prato principal - pupunha assada com ervas e linguiça, bife ancho, salada de manga com queijo coalho, praline de baru com redução de balsâmico e melado

Sobremesa - rabanada com creme inglês, pera caramelizada na manteiga de

Pratos apresentados:

1- paleta de cordeiro com abóbora assada com melado de cana e farofa de cuscuz

2- contra filet com legumes grelhados, purê de mandioquinha e coulis de pimentões

3- hambúrguer de linguiça com snaks de fetuccine

4- lombo suíno, emulsão de limão siciliano, tuíle de azeite e gema marinada no shoyu

5- chouriço com vinagrete de feijão fradinho e farofa de limão siciliano e chimuchurry