Futuros educadores físicos participam de reunião científica

28/09/2019 - Batatais

Estudantes e professores dos cursos de Educação Física (Licenciatura) e Pedagogia do Claretiano – Centro Universitário de Batatais vinculados ao Núcleo de Estudos e Pesquisas em Cultura Corporal e Formação Humana (NEPCCFH), liderado pelo Prof. Ms. Robson Amaral da Silva, que é coordenador do curso de Educação Física (Licenciatura), participaram de reunião científica na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) no último dia 20.

Os membros do NEPCCFH foram acolhidos pelos integrantes do Núcleo de Estudos de Fenomenologia em Educação Física (NEFEF), grupo de estudos e pesquisas ligado ao Departamento de Educação Física e Motricidade Humana (DEFMH) e ao Programa de Pós-Graduação (PPGE) da UFSCar liderado pelo Prof. Dr. Luiz Gonçalves Junior e Prof. Dr. Glauco Nunes Souto Ramos.

Segundo o Prof. Robson Amaral o objetivo do encontro foi partilhar experiências acadêmico-científicas e possibilitar aos integrantes do Núcleo do Claretiano o contato com um grupo que possui rica experiência de estudos, pesquisas e intervenções junto a grupos marginalizados em nossa sociedade.

“Com isso tivemos a oportunidade de estabelecer reflexões em torno do processo de produção do conhecimento e a atuação político-social engajada na construção de uma sociedade mais justa, digna e solidária”, contou o coordenador.

Na ocasião os grupos tiveram oportunidade de dialogar acerca da dialética, enquanto teoria do conhecimento, e do legado do educador Paulo Freire para pensar a produção do conhecimento científico. “Valorizar o pensamento de Paulo Freire, tão incompreendido e atacado em tempos de obscurantismo, torna-se algo muito caro para o nosso grupo”, explica o Prof. Robson Amaral.

Para a professora Marciana Roberta de Oliveira, do curso de Educação Física (Licenciatura) e integrante do NEPCCFH, esta participação foi de extrema relevância, pois, com as leituras podemos ter um olhar diferenciado sobre diversas questões.  “A troca de experiências com o grupo de estudos da UFSCar nos ajuda a fundamentar nossas pesquisas, conhecer diferentes opiniões e assim promover um crescimento intelectual em cada membro do grupo. Fomos recebidos com clima de entusiasmo e descontração, assim, facilitou muito a sintonia entre os dois grupos, foi muito bom”, disse.

Giovanna Pistori, que é egressa do curso de Educação Física (Licenciatura) e membro do NEPCCFH, contou que foi uma visita enriquecedora. “Foi um momento de conhecimento em comunhão em prol de discutir e compreender as diferentes perspectivas da educação”, explica.

O NEPCCFH é certificado pela instituição e está cadastrado na Plataforma de grupos de pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). As reuniões ocorrem quinzenalmente, às segundas-feiras entre 16h e 18h, no Claretiano, em Batatais.

= = =