Publicação evidencia artigos científicos de alunos e professores dos cursos de Engenharia

17/10/2019 - Rio Claro

Já está disponível para download a edição especial da Revista Linguagem Acadêmica composta por um dossiê de artigos dos cursos de Engenharia do Claretiano – Centro Universitário de Rio Claro. O dossiê é composto pelos seguintes artigos:

- Aprimoramento e desenvolvimento de caixa de direção para protótipo Baja SAE Clarengex

- Dimensionamento de engrenagens para uma caixa de redução do protótipo Baja SAE Clarengex

- Dimensionamento de sistema de freios para protótipo off-road Baja SAE Clarengex

- Gestão integrada aplicada ao projeto Baja SAE Clarengex

- Proposta de avaliação da eficácia prática do sistema de freio de protótipos Baja SAE

- Proposta de compensação de emissão de CO2 durante a competição Baja SAE Nacional através do plantio de mudas de espécies nativas

- Materiais plásticos de engenharia aplicados na carenagem do Protótipo Baja SAE Clarengex

Confira o editorial escrito pelo Prof. Me. Pablo Rodrigo Gonçalves, coordenador do NUPIC – Núcleo de Pesquisa e Iniciação Científica do Claretiano – Centro Universitário de Rio Claro:

Prezado leitor,

Esta edição especial da revista Linguagem Acadêmica é composta por um dossiê de artigos dos cursos de Engenharia do Claretiano – Centro Universitário de Rio Claro sobre o projeto Baja Clarengex. Os artigos que compõem este dossiê apresentam as pesquisas desenvolvidas pelos alunos e professores que atuam no projeto.

Uma das características da educação superior é a sua relação com a pesquisa, e o Claretiano se preocupa com o desenvolvimento da prática científica e da escrita acadêmica por parte do aluno.

Assim, o projeto Baja Clarengex visa à aplicação da pesquisa e dos estudos realizados durante o curso à construção de protótipos automotivos, em que os alunos podem concentrar todo o seu conhecimento e potencial.

Os artigos desta edição são fruto do trabalho de pesquisa nas diversas etapas do projeto. São relatos de experiência que procuram mostrar como foram resolvidos diversos problemas e superados os obstáculos que surgiram no desenvolvimento do protótipo.

O objetivo é deixar um registro importante do projeto para aqueles que vierem a participar dessa importante iniciativa, que conta ainda com a participação da equipe em uma competição nacional voltada às instituições de ensino superior no desenvolvimento de veículos off-road.

Gostaríamos de parabenizar todos os alunos e professores que se envolveram com esta publicação. E desejamos que tal iniciativa possa despertar o interesse em outros docentes e discentes na elaboração de projetos de pesquisa que culminem com resultados como os que apresentamos nesta revista.

Clique aqui e tenha acesso ao Dossiê