Alunos do Direito simulam julgamento do caso dos exploradores da caverna

31/10/2019 - Batatais

Os estudantes do curso de Direito do Claretiano – Centro Universitário de Batatais realizaram, nos dias 24 e 25 de outubro, um júri simulado sobre o caso dos exploradores da caverna. A encenação aconteceu na sala do Tribunal do Júri e contou com um público formado por universitários, professores e também por alunos do ensino médio que visitavam a feira de profissões “Portas Abertas”.

Para realizar a apresentação, os estudantes iniciaram os preparativos e ensaios em maio.  O estudo de caso ocorreu durante as aulas do professor José Rodrigues Arimatéa, que é Juiz do Tribunal do Júri, do TJ/SP, em Franca. O docente aproveitou a prática para lançar desafios aos alunos quanto ao funcionamento adequado de um júri popular.

A peça "O Caso dos Exploradores de Caverna", escrita pelo professor de Harvard Lon Fuller em 1949 e publicada no Brasil em 1976, é um clássico e vem sendo utilizada por inúmeros cursos de Direito.

Mais de 200 pessoas participaram dos dois dias de apresentação. Os professores João Carlos Bianco e Danilo Pereira Lima também estiveram presentes.

Para o coordenador do curso, professor Túlio Pires de Carvalho, a atividade proporcionou aos estudantes a experimentação e o aprendizado sobre a dinâmica de um estudo de caso jurídico.

“Utilizando o conceito de role playing (encenação de um caso), conseguimos aplicar metodologia ativa com os nossos alunos. Inclusive, estão programadas novas apresentações em breve, envolvendo os estudantes e a comunidade em geral”, disse.

= = = = = = = = = =