Infelizmente essa página não possui suporte a impressão.

Notícias

Combate à corrupção é tema de palestra com procurador de Justiça Roberto Livianu

04/11/2019 - Batatais

A palavra corrupção nunca foi tão recorrente nos noticiários e mídias sociais quanto nos últimos anos. Esse tema é objeto de estudo há mais de duas décadas do procurador de Justiça Roberto Livianu, que fará a palestra “Desafios Contemporâneos do Combate à Corrupção”. O evento é promovido pelo Claretiano - Centro Universitário de Batatais e acontece no dia 6 de novembro, às 19h30, no Salão Nobre da instituição. 

Além de expor as formas mais recorrentes de corrupção e falar sobre as medidas de governo para o controle da corrupção, o palestrante vai abordar assuntos que estão em pauta no STF (Supremo Tribunal Federal) e no Senado Federal. É o caso da prisão de réus após condenações em segunda instância e a nova Lei de Abuso de Autoridade.

De acordo com o coordenador do curso de Direito do Claretiano, Túlio Pires de Carvalho, a palestra faz parte do eixo temático “Justiça e Paz”, que oferece conteúdos extracurriculares aos alunos da graduação. 

“Livianu é um nome de destaque no cenário nacional por seus esforços na pesquisa e divulgação de informações sobre combate à corrupção e outros temas relevantes como o abuso de autoridade. O apoio da OAB Batatais também é muito importante para este constante debate. Por isso, queremos trazer essa experiência para Batatais, para os nossos estudantes, operadores do Direito e também para a população de modo geral, pois a palestra será aberta e gratuita”, disse. 

Sobre o palestrante 

Roberto Livianu é procurador de Justiça em São Paulo e doutor em direito pela USP. Ele atua na Procuradoria de Justiça Criminal e idealizou o Instituto Não Aceito Corrupção — do qual é presidente. Além disso, é comentarista da bancada do Jornal da Cultura, articulista da Folha de São Paulo, do Estado de São Paulo e do site Poder360. É também colunista da Rádio Justiça (STF) e da Rádio Bandeirantes.  

Estruturas anticorrupção em pauta 

No dia 27 de outubro, uma reportagem publicada pela revista Exame mostrou os resultados de uma pesquisa realizada pelo Instituto Não Aceito Corrupção, que contou com ajuda de pesquisadores da FEA/USP de Ribeirão Preto. 

O estudo revelou a falta de estrutura anticorrupção nos municípios brasileiros, pois foi identificado que apenas 24% das cidades acima de 20 mil habitantes têm órgãos como ouvidoria e corregedoria. 

Inclusive, Ribeirão Preto é um dos locais citados por Roberto Livianu nas entrevistas como um exemplo de município rico e grande, mas que não conta com controladoria — apesar de casos notórios de corrupção.

Quer saber mais sobre o palestrante e sobre o assunto?
Clique aqui e assista a um vídeo com a participação dele na Rádio Bandeirantes.

Serviço

Palestra “Desafios Contemporâneos do Combate à Corrupção”
Data: 6 de novembro de 2019
Local: Claretiano - Centro Universitário
Endereço: Rua Dom Bosco, 466, Castelo - Batatais/SP
www.claretiano.edu.br 

Foto: Michel Jesus