Milhares de estudantes do Ensino Médio visitam o Claretiano durante a Feira de Profissões

05/11/2019 - Batatais

Decidir qual profissão seguir ainda no Ensino Médio não é uma tarefa nada fácil. Para ajudar esses estudantes na região de Batatais (SP), o Claretiano – Centro Universitário, abriu suas portas e promoveu a segunda edição da Feira de Profissões ‘Claretiano Portas Abertas’. Realizada nos dias 24 e 25 de outubro, a instituição recebeu alunos de Batatais (SP), São Joaquim da Barra (SP), Cajuru (SP), Franca (SP), Jardinópolis (SP), Nuporanga (SP), Morro Agudo (SP), Serrana (SP), São Sebastião do Paraíso (MG) e Itamogi (MG), somando três mil visitantes nos dois dias do evento.

Graziele Fernanda Rodrigues de Cristo, 18, da Escola ‘Plínio Berardo’, de Jardinópolis (SP), gostou muito de tudo que viu. “Pretendo fazer Enfermagem e visitar o Claretiano vai me ajudar na decisão. Achei muito interessante a estrutura do curso”, conta. Já Antônio Lailton de Souza, 19, da escola ‘Manuel Martins’, de Morro Agudo (SP), não conhecia o Claretiano e achou ótima a oportunidade de visitar a instituição.

“Fiquei surpreso com tudo que vi no Claretiano. Achei muito boa essa iniciativa da instituição de nos receber. Afinal, o estudo é a única oportunidade que os jovens têm para conseguir um lugar melhor na sociedade e com isso melhorar nosso país”, conta o estudante que está concluindo o Ensino Médio em 2019 e quer seguir na área da Educação.

Valéria Cristina de Oliveira Silva, professora de Geografia na escola ‘Jardim das Rosas’, em Serrana (SP), acompanhou 83 alunos da sua unidade que estão no Ensino Médio durante a Feira de Profissões. Para ela, iniciativas como esta devem acontecer sempre. “É muito importante para o aluno conhecer as várias profissões que existem, é uma forma de ampliar os horizontes. Além disso, é uma ótima oportunidade para que eles conheçam a estrutura do ensino a distância e, com isso, perceber que cursar uma faculdade não é algo tão distante da realidade deles”, comenta.

Durante a Feira eles puderam conhecer como funcionam os mais diversos cursos oferecidos pela instituição participando de dinâmicas, oficinas e palestras de orientação dos vários cursos oferecidos. Eles também percorreram as salas de aula, os laboratórios, a academia e desbravaram toda a estrutura da faculdade. Além disso, no período noturno, os alunos visitantes tiveram a oportunidade participar de um júri simulado sobre o livro ‘O caso dos exploradores da caverna’, que aconteceu na sala do Tribunal do Júri. Para realizar a apresentação, os estudantes do curso de Direito iniciaram os preparativos e ensaios em maio.  O estudo de caso ocorreu durante as aulas do professor José Rodrigues Arimatéa, que é Juiz do Tribunal do Júri, do TJ/SP, em Franca. O docente aproveitou a prática para lançar desafios aos alunos quanto ao funcionamento adequado de um júri popular. Mais de 200 pessoas participaram dos dois dias de apresentação.

Entre os cursos apresentados estavam enfermagem, administração, pedagogia, educação física, biomedicina, terapia ocupacional, direito, letras, fisioterapia, educação especial, produção de cerveja, jornalismo, biblioteconomia, os tecnólogos em Recursos Humanos, Gestão do Agronegócio e vários outros.

Vale lembrar que todos os estudantes receberam um cupom para concorrer a uma bolsa de 50% em qualquer curso ofertado no Claretiano, em Batatais, válida já para 2020. O sorteio foi realizado na sexta-feira, 25/10, às 21h. O mesmo cupom foi utilizado para sorteios de brindes — como carregadores portáteis de celular e fones de ouvido, que aconteceram durante a visita.

= = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = =