'A corrupção não é um problema apenas do governo, é um problema da sociedade', diz Roberto Livianu, procurador do MP

07/11/2019 - Batatais

O Claretiano – Centro Universitário de Batatais recebeu, na noite da última quarta-feira, 6, o procurador de Justiça do Ministério Público (MP) do Estado de São Paulo, Dr. Roberto Livianu. A convite do coordenador do curso de Direito, o Prof. Me. Túlio Pires de Carvalho, Dr. Roberto Livianu ministrou a palestra ‘Desafios Contemporâneos do Combate à Corrupção’, reunindo alunos do curso, membros da OAB de Batatais e empresários em geral. Durante quase duas horas Dr. Roberto Livianu abordou várias questões referentes ao tema, enfatizando que “a corrupção não é um problema apenas do governo, é um problema da sociedade”. E, segundo ele, ações simples, como investimento na educação podem fazer toda a diferença no cenário. Além disso, apresentou um vídeo sobre a venda de votos, produzido pelo ‘Instituto Não Aceito Corrupção’, idealizado por Dr. Roberto Livianu. O Instituto é uma associação civil, nacional e apartidária, sem fins econômicos, fundada em 2015 que visa concentrar esforços estruturados e focalizados no combate inteligente e estratégico da corrupção.

Durante a palestra além de expor as formas mais recorrentes de corrupção e falar sobre as medidas de governo para o controle da corrupção, o palestrante abordou assuntos que estão em pauta no STF (Supremo Tribunal Federal) e no Senado Federal. “Este tema foi de grande relevância para toda a comunidade, em especial, para os nossos alunos que já estão estudando o Direito Penal e o Direito Constitucional. A palestra do Dr. Roberto veio completar os estudos vistos em sala de aula, visto que, o tema tem grande relevância política, econômica e social’, conta o coordenador do curso explicando que a palestra fez parte do eixo temático ‘Justiça e Paz’, que oferece conteúdos extracurriculares aos alunos da graduação.

O coordenador do curso ainda ressaltou que o Dr. Roberto Livianu é um nome de destaque no cenário nacional por seus esforços na pesquisa e divulgação de informações sobre combate à corrupção e outros temas relevantes como o abuso de autoridade. “O apoio da OAB Batatais também foi muito importante para este constante debate. Por isso, queremos trazer essa experiência para Batatais, para os nossos estudantes, operadores do Direito e também para a população de modo geral, pois a palestra será aberta e gratuita”, observa o Prof. Me. Túlio.

Saiba mais

Dr. Roberto Livianu é procurador de Justiça em São Paulo e doutor em direito pela USP. Ele atua na Procuradoria de Justiça Criminal e idealizou o Instituto Não Aceito Corrupção — do qual é presidente. Além disso, é comentarista da bancada do Jornal da Cultura, articulista da Folha de São Paulo, do Estado de São Paulo e do site Poder360. É também colunista da Rádio Justiça (STF) e da Rádio Bandeirantes.

É autor do livro Corrupção, que já está na terceira edição, cujo prefácio foi escrito pelo jurista, ex-magistrado, professor universitário e atual ministro da Justiça, Sérgio Moro.

= = = = = = = = = = =