Alunos do Grupo de Pesquisa 'Saúde, Educação e Qualidade de Vida' participam de Congresso Internacional na Bahia

13/11/2019 - Batatais

Depois de meses de dedicação e muito estudo os alunos que fazem parte do Grupo de Pesquisa Saúde, Educação e Qualidade de Vida, coordenados pelos professores doutores Evandro Marianetti Fioco e Edson Verri, docentes do Claretiano – Centro Universitário de Batatais, participaram do 11º Congresso Internacional de Fisioterapia – 11ºCIF, que aconteceu recentemente em Salvador, BA.

O Grupo de Pesquisa foi representado por Bruno Santos Pascoalino, do curso de Educação Física (Bacharelado) e pelos alunos do curso de Fisioterapia, Mateus dos Santos Escolano Rodrigues, Lara Cristina Pereira de Andrade e Youssef Dias Saleh Brahim, que, na oportunidade apresentaram trabalhos científicos e participaram de várias palestras.

“Foi muito gratificante ter participado desse Congresso Internacional, pois a troca de conhecimentos com profissionais renomados e experientes foi imensa”, conta Bruno. Indo ao encontro da ideia de Bruno, Lara, que apresentou dois trabalhos, completa dizendo que “essa oportunidade que o Claretiano nos ofereceu foi fundamental para o nosso crescimento profissional, afinal, tivemos a oportunidade de adquirir conhecimentos práticos com grandes nomes da Fisioterapia. Com certeza esse Congresso irá acrescentar muito na nossa formação”, explica.

Para Mateus foi muito gratificante ter participado do evento. Além de ter apresentado trabalho cientifico, estar no meio de profissionais renomados, foi muito importante para a minha formação”, disse.  Youssef ressaltou a importância da troca de experiência obtida durante a viagem.

“Além de poder ter apresentado meu trabalho tive a oportunidade de estar ao lado de grandes profissionais e conferir palestras com temas muito importantes e relevantes na minha área. Sem dúvida, foi uma troca de experiência importantíssima”, explica Youssef.

Para o Prof. Dr. Evandro a experiência dos alunos do Grupo em vivenciar um congresso cientifico proporciona um entendimento do contexto da pesquisa que vai além da teoria. “Além de exteriorizar a pesquisa realizada foram da sala de aula, para os nossos alunos representar o Claretiano na participação em Congressos é como um troféu, onde eles percebem que todos os esforços acadêmicos valeram a pena”, explica.

Confira os títulos dos trabalhos apresentados:

1-AVALIAÇÃO E COMPARAÇÃO DO SINAL ELETROMIOGRÁFICO DO MÚSCULO RETO ABDOMINAL EM HOMENS E MULHERES NA SUPERFÍCIE ESTÁVEL

Mateus dos Santos Escolano Rodrigues, Emanoel Pereira da Silva, Edson Alves de Barros Junior, Evandro Marianetti Fioco, Edson Donizetti Verri

2-QUALIDADE DE VIDA EM DEFICIENTES VISUAIS.

Mateus dos Santos Escolano Rodrigues, Youssef Dias Saleh Brahim, Emanoel Pereira da Silva, Evandro Marianetti Fioco, Edson Donizetti Verri

3-CORRELAÇÃO ENTRE O PICO DE FLUXO EXPIRATÓRIO MÁXIMO E A PRESSÃO EXPIRATÓRIA MÁXIMA EM INDIVÍDUOS COM PERDA DA ACUIDADE VISUAL

Youssef Dias Saleh Brahim; Jacqueline Rodrigues de Freitas Vianna; Mateus dos Santos

Escolano Rodrigues; Lara Cristina Pereira de Andrade; Edson Donizetti Verri.

= = = = =