Infelizmente essa página não possui suporte a impressão.

Notícias

Inter Educa: tradicional campeonato da Educação Física envolve cerca de 350 alunos

13/11/2019 - Batatais

O Inter Educa, tradicional campeonato esportivo da Educação Física - Bacharelado do Claretiano - Centro Universitário de Batatais, teve a participação de cerca de 350 alunos. O evento, que ocorreu de 28 de outubro a 1º de novembro, contou com diversas modalidades coletivas e individuais, além do envolvimento dos alunos do curso de licenciatura. 

A organização do torneio faz parte de uma disciplina cursada pelos estudantes do 4º ano. Fica a cargo deles a divisão por equipes, a escolha das modalidades, a estrutura dos regulamentos, o recebimento das inscrições e o acompanhamento de cada um dos jogos. 

Para Bruna Santos, 21, que integrou a comissão disciplinar, foi desafiador participar da organização. “Achei muito bom termos essa disciplina no curso e, apesar de ser muito difícil planejar tudo, pois somos a maior turma, conseguimos unir todo mundo e elaborar o evento em duas semanas. O resultado foi ótimo, todo mundo aprendeu um pouco”, disse. 

A seguir, você confere uma entrevista rápida com o coordenador do curso, Prof. Me. Eurípedes Barsanulfo Gomide, a respeito do Inter Educa. 

Quais foram as modalidades disputadas no Inter Educa deste ano? 

Tivemos várias modalidades de esportes coletivos, como handebol, basquetebol, voleibol, futsal, futebol de campo, algumas atividades adaptadas dessas modalidades também, além de atletismo, algumas provas de atletismo adaptadas, natação. 

Como é realizada a organização do campeonato? 

Nós temos uma disciplina no curso de Educação Física - Bacharelado chamada Gestão de Projetos e Eventos em Esporte e Lazer em que os alunos do quarto ano têm de organizar um evento esportivo. Aliás, eu cheguei aqui no Claretiano em 1995, participei dos jogos até 1998. Ou seja, o campeonato já existia desde essa época, é bastante tradicional. Inclusive, alguns amigos que se formaram aqui em 1988 relataram sobre esses jogos. Os alunos organizam o evento sempre com suporte da coordenação de ambos os cursos, da Educação Física - Bacharelado e Licenciatura, e com suporte também do professor da disciplina, Luis Fernando Corrêa. Além dos alunos do quarto ano do bacharelado, os representantes da Educação Física - Licenciatura também participaram das reuniões, opinaram sobre várias questões dos jogo e fizeram propostas das atividades adaptadas. 

Na prática, o que esses alunos tiveram de fazer enquanto organizadores do Inter Educa? Em alguns momentos, pudemos ver que eles têm o regulamento de cada modalidade e levam a sério as partidas. 

A turma é dividida em equipes e cada uma fica responsável por uma parte da organização. Por exemplo, tem uma equipe responsável pela premiação, outra pela abertura dos jogos, outra pelo regulamento e assim por diante. É totalmente organizado por eles, todas as regras, as modalidades e tudo o que diz respeito aos jogos é organizado pelo quarto ano, com a contribuição dos demais agentes que mencionei. 

Como você vê, enquanto coordenador e professor do curso, a influência dessa experiência acadêmica na vida profissional desses alunos? 

Acabei de conversar com os alunos explicando a eles que aqui eles podem errar à vontade, porque aqui é um momento de aprendizado. São muitos alunos, uma turma de mais de 50 anos, cada um de uma cidade, cada um com uma preferência em relação à atividade física ou esporte. Mas, quando chegam ao quarto ano, no segundo semestre, eles têm que se organizar e fazer o evento acontecer. Dessa forma, poderão levar os pontos negativos e os pontos positivos como experiência para atuarem na organização de campeonatos já no mercado de trabalho. 

Tem interesse pela área de Educação Física?
Clique aqui e confira a página do curso para saber mais! 

VEJA A GALERIA DE FOTOS COMPLETA!

= = = = = = = = = = = = =