Infelizmente essa página não possui suporte a impressão.

Notícias

Exposição no Claretiano reúne centenas de presépios de todo o mundo

28/11/2019 - Batatais

 

Mostra, que poderá ser visitada até o dia 22 de dezembro, conta com miniaturas e ambientes construídos especialmente para retratar as diversas faces do nascimento do menino Jesus

O clima mágico do Natal chegou no Claretiano – Centro Universitário de Batatais com a exposição “Presépios do Brasil e do mundo: um olhar para a globalização”. A mostra reúne centenas de miniaturas de presépios de todo o mundo e concentra dezenas de ambientes preparados especialmente para a ocasião, com destaque para alguns presépios, entre eles, o Napolitano, Amazônico, mecânico, junino, mexicano e outros.

Toda a estrutura do Claretiano foi usada para abrigar a exposição, tanto que, logo na entrada da instituição, pode-se perceber o clima natalino. Os usos da capela ao jardim, tudo foi pensado e planejado minuciosamente para abrigar a mostra que foi planejada nos últimos quatro meses. A exposição faz parte das comemorações dos 50 anos do início do ensino superior do Claretiano em Batatais e retrata o amor que Santo Antônio Maria Claret, fundador da congregação dos Missionários Claretianos, tinha pelo Natal e pelo menino Jesus.

 Conheça alguns dos presépios expostos:

 1- Presépios do mundo – mostra centenas de presépios de diversos países.

 2- Natal na Amazônia – a ideia é retratar o nascimento do menino Jesus na região Amazônia, que esteve tanto em evidência nos últimos meses, sendo até assunto do sínodo (reunião) realizado pelo Papa Francisco. O espaço é composto por painéis representando cenas amazônicas, um barco com muitas vitórias régias, plotagens de animais nativos, além de plantas e sementes típicas da Amazônia.

 3 - Presépio Napolitano – inspirado nos presépios napolitanos, considerados os mais maravilhosos do mundo. As rosas dão um charme especial ao ambiente que é composto por um painel de 3x3 com quatro nichos vazados com o menino Jesus e Nossa Senhora, os três Reis Magos, Pastores e o Anjo Anunciador. 

4 - Presépio em homenagem ao Padre Claret – nesse ambiente o visitante irá conferir um pouco da vida do Pe. Claret retratando os diversos acontecimentos.

5 - Presépio das Ferrovias – o destaque fica por conta das miniaturas animadas que lembram uma ferrovia em um ambiente natalino.

6 - Presépio Italiano – a ideia é retratar o ambiente natalino italiano. O destaque fica por conta de um painel da Madona del gran duque, réplica centenária do artista do Alto Renascimento italiano Rafael Sanzio. 

7- Presépio Junino – espaço totalmente adaptado para o nascimento de Jesus durante às festividades de São João. Mesa redonda, abóboras, morangas, amendoim, pipoca, gengibre e uma grande árvore feita de papel crepom fazem parte da decoração.

8 - Presépio Mexicano – neste presépio o visitante confere o ar natalino mexicano. Para isso, foram usados painéis de treliças com flores nativas do México. O destaque fica com a Nossa Senhora da Assunção, de Cascalho.

9 - Presépio da Turma da Mônica – a ideia é fazer uma brincadeira usando os personagens da Turma da Mônica, de Maurício de Sousa que, de 1972 a 1984, foi o responsável pela ”Seção Infantil” da Revista Ave Maria. As ilustrações podem ser conferiras também nos livros ‘Jesus é nosso amigo’, ‘Jesus nos ensina a viver’ e ‘Minha primeira Bíblia’.

10 - Presépio em homenagem à São Francisco de Assis - espaço em homenagem a São Francisco de Assis, que montou o primeiro presépio do mundo. O destaque fica por conta do painel da Nossa Senhora dos Anjos, que recebeu o nome de Nossa Senhora da Porciúncula (pequena porção de terra). Além disso, esse painel é uma réplica do teto da Igreja de São Francisco de Assis, da cidade de Ouro Preto (MG) que foi pintada por Ataíde, maior pintor mineiro do século XVII e as jardineiras de trigo representam os grandes trigais da região da Umbria.

11 - Presépio dos continentes – neste espaço podem ser vistos representações de presépios da Europa, África, Ásia, Oceania e da América.

12 - Presépio Mecânico: a novidade da exposição. Mais de 200 peças retratam as passagens da vida de Jesus, indo da anunciação a ascensão de Cristo. As peças têm movimento e todo o presépio é mecanizado e musical. Este presépio tem mais de 80 anos de existência e pertence à família Campanari e Santos, de Franca.

13 - Anunciação do Anjo à Maria – aqui há uma réplica da tela pintada por Leonardo Da Vinci retratando a anunciação do anjo à Maria. Além disso, o espaço conta com bancos centenários da Igreja Nossa Senhora da Assunção, de Cascalho, onde sentavam os barões do café da família Portela.

14- Presépio Brasileiro – o destaque é o presépio rústico confeccionado com cascas de pinus e sementes de urucum, maracujá, babaçu, buriti, sapucaia e outras. As telas Mulher Mameluca e Homem Mameluco compõem o espaço e retratam o que há de melhor no Brasil nos pontos de vista científico e artístico.

 

Programe-se:

Evento: Exposição “Presépios do Brasil e do mundo: um olhar para a globalização”

Data e horário: Até o dia 22 de dezembro de 2019, de segunda a sexta-feira, das 7h às 12h e das 14h às 21h; aos sábados, das 16h às 21h; e aos domingos, das 16h às 20h.

 

= = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = =