Infelizmente essa página não possui suporte a impressão.

Notícias

2019: um ano de inúmeras conquistas para o Claretiano

17/12/2019 - Batatais

2019 foi um ano repleto de conquistas para o Claretiano – Rede de Educação e suas Unidades de Ensino Superior. Por isso, motivos não faltam para comemorar. Neste ano, a Congregação dos Missionários Claretianos celebrou 170 anos de fundação (1849-2019). O período marca, também, o começo das comemorações pelos 125 anos da chegada dos Missionários Claretianos no Brasil (1895-2020); 115 anos de fundação do Claretiano – Colégio São José de Batatais (1905-2020); e 50 anos do início da Educação Superior do Claretiano (1970-2020) em Batatais.

As comemorações estendem-se, ainda, para os 60 anos do Claretiano – Centro Educacional Stella Maris de Taguatinga (1959-2019); 80 anos do Claretiano – Colégio de São Paulo (1939-2019); 90 anos da presença dos Missionários Claretianos em Rio Claro (1929-2019); e a inauguração do polo internacional de Barcelona. Isso porque, na Província de Catalunha, na Espanha, cidade de Vic, foi fundada a Congregação dos Missionários Claretianos, em 1849, e de Barcelona, em 1895, quando 10 Missionários Claretianos saíram para iniciar as atividades da Congregação dos Missionários Claretianos no Brasil.

Além disso, em 2019, o Claretiano – Centro Universitário de Batatais recebeu, pelo 8º ano consecutivo, a nota 4 no ENADE – Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes, lembrando que o MEC atribui a nota numa escala avaliativa que vai de 1 a 5. A Instituição ainda elaborou o seu Plano de Desenvolvimento Institucional para o quinquênio 2020-2024, projetando novas conquistas e ofertas de Educação Superior nas modalidades presencial e a distância, nos níveis de graduação, extensão e pós-graduação, e fez o protocolo do curso de Psicologia a distância no MEC. Preencheu o formulário para visita da comissão do MEC para autorização do curso de Direito a distância e recebeu o reconhecimento do curso de Enfermagem a distância, sendo o primeiro a ser reconhecido no Brasil, nessa modalidade, com nota 4!

Com mais de 120 polos de EaD, em 2019, o Claretiano – Centro Universitário de Batatais criou mais três polos no Brasil, que iniciarão as atividades em 2020. Eles estão localizados em Caruaru (PE), Foz do Iguaçu (PR) e Parauapebas (PA). A Instituição organizou uma feira nomeada “A globalização e as profissões do século 21. Claretiano: um olhar para o futuro”, que recebeu a visita de mais de 10 mil alunos de escolas públicas e privadas da região para conhecerem as profissões e despertar em cada um sua vocação para a transformação da sociedade. Os jovens que visitaram a exposição contaram com orientação vocacional sobre os diversos cursos superiores ofertados, as perspectivas de trabalho no futuro e o compromisso em estudar e preparar-se para ser um cidadão transformador da sociedade. O Claretiano realizou, também, a exposição “Presépios do Brasil e do mundo: um olhar para a globalização”, que reuniu mais de 200 tipos diferentes de presépios de inúmeros países. Outro destaque é o fato de que, a partir de 2020, o cantor sertanejo Gusttavo Lima será aluno do curso de Música do Claretiano e garoto propaganda da Instituição.

O Claretiano – Centro Universitário de Rio Claro (SP) obteve a nota 3 no ENADE, lembrando que a escala avaliativa do MEC é de 1 a 5. Esse resultado comprova, por mais um ano, a excelência do Claretiano em oferecer um Ensino Superior de qualidade, por meio de toda a sua equipe pedagógica, sua infraestrutura, sua metodologia de aprendizagem, além do comprometimento de seus alunos. Em Rio Claro, o destaque fica por conta da autorização do curso de Psicologia, com nota 4; o reconhecimento do curso de Nutrição, também com nota 4; a visita de monitoramento anual do curso de Medicina, com avaliação satisfatória; a implantação de vários outros cursos superiores em 2020; e o pedido de autorização do curso de Enfermagem.

Mas as conquistas do Claretiano não param por aí! Em Boa Vista (RR), no dia 13 de setembro, foi inaugurado o Claretiano – Faculdade de Boa Vista, credenciado com nota máxima pelo Ministério da Educação, obtendo autorização para a oferta de quatro cursos presenciais: Administração, Gestão de Recursos Humanos, Biomedicina e Enfermagem, tendo sido protocolados, também, quatro novos cursos para 2020: Nutrição, Direito, Estética e Cosmética e Pedagogia. Em Boa Vista, ainda aconteceu, em 2019, a formatura da primeira turma de professores indígenas em Roraima.

O Claretiano – Faculdade de Brasília foi reativado, e, ao MEC, foi solicitado o credenciamento de dois cursos: Estética e Nutrição, que já receberam a visita dos avaliadores, com o curso de Nutrição alcançando a nota 5 para o início de suas atividades, previstas para o segundo semestre de 2020.

Este ano também foi marcado por avalições in loco feitas pelo Ministério da Educação. No Claretiano de Batatais, foram avaliados os cursos de Nutrição (presencial e EaD), Enfermagem (EaD), Serviços Jurídicos e Notariais (Tecnológico – EaD), Biblioteconomia (EaD), Secretariado (EaD), Gastronomia (EaD) e Engenharia Mecânica (EaD), e todos conseguiram conceitos máximos. No Claretiano de Rio Claro, foram avaliados os cursos de Nutrição e Psicologia, e ambos também conquistaram conceitos máximos.

Os oito Colégios do Claretiano – Rede de Educação, localizados em Batatais, Rio Claro, Marabá, Boa Vista, Belo Horizonte, Taguatinga, São Miguel do Guaporé e São Paulo, implantaram, em 2019, o curso de inglês da franquia EDIFY, e preparam-se para iniciar as mudanças na Educação Básica da Base Nacional Comum Curricular para 2020.  Os Colégios também realizaram os Jogos Interclaretianos, e cada unidade desenvolveu inúmeros projetos pedagógicos e atividades pastorais e religiosas.

Vale lembrar que, em 2019, o Claretiano – Rede de Educação continuou seu trabalho solidário e educativo em Moçambique, nas comunidades que os Missionários Claretianos atendem na região de Gilé. Lá é oferecido reforço escolar, que atende 630 crianças em cinco localidades. Os alunos do 1º e 2º. anos do ensino básico, de segunda a sexta-feira, recebem um acompanhamento escolar com profissionais da educação. Tudo é possível graças à generosidade de milhares de pessoas comprometidas em ajudar, afinal, “faz bem fazer o bem”.

Há, ainda, o Projeto Terra Nova, em Rio Claro, que atende 250 crianças diariamente, no contra turno escolar básico, com projetos educativos, recreativos e assistenciais, em parceria com a Prefeitura Municipal de Rio Claro. Na área da comunicação, a TV Claret, de Rio Claro, e as Rádios Claretiana FM, localizadas em Rio Claro e Batatais, levaram à frente sua Missão de Comunicação através de notícias, programas educativos e religiosos.

Todas essas conquistas do Claretiano – Rede de Educação se devem ao seu compromisso com uma Educação de qualidade, oferecida em todas as Unidades Educativas, à confiança de cada família e cada estudante universitário na sua capacidade de aprendizagem, bem como ao empenho e ao desempenho de cada profissional que faz parte da Comunidade Educativa do Claretiano – Rede de Educação.