Ex-aluno é Regente e Maestro de várias bandas no Paraná

07/01/2020 - Guarapuava

Com décadas de experiência na área musical, Rodrigo Correa dos Santos, aos 42 anos, percebeu que era hora de dar um passo importante na carreira e em 2017 começou o curso de Música (Licenciatura), do Claretiano – Centro Universitário, em Guarapuava, PR. No final de 2019 aconteceu a colação de grau e com o diploma do curso superior em mãos, ele conta que unir a prática com a teoria foi fundamental para a carreira.  “Atuo há mais de 30 anos na música. Comecei como aprendiz na Banda Jovem de Guarapuava ‘Maestro Leonel Rossetin’ e hoje sou o Maestro desta Banda. Apesar de ter uma certa experiência, o conteúdo aplicado durante às aulas era interessante e muitas teorias relacionadas à musica eu não conhecia. Concluir o curso foi muito importante porque agora consigo aplicar esses conhecimentos junto aos meus músicos”, explica Rodrigo que atualmente é Maestro da Banda Sinfônica de Pinhão-PR; da Banda Municipal Guarany de Teixeira Soares-PR; da Banda Jovem de Guarapuava ‘Maestro Leonel Rossetin-PR; da Banda de Concerto de Goioxim-PR e Regente da Banda de Percussão Guarda Mirim de Irati - PR.

Devido a todos os compromissos assumidos, Rodrigo conta que concluir a graduação foi um grande desafio. “Tenho uma rotina muito corrida e bem cansativa. Para acompanhar os estudos, muitas vezes, tive que mudar meus ensaios com as Bandas que trabalho, mas por fim deu tudo certo, venci este grande desafio”, conta ressaltando que a Educação a Distância oferecida pelo Claretiano foi muito boa. “O ensino é muito bom e material didático excelente, tanto é que recomendo para todos os músicos que conheço”, observa.

Conheça um pouco do ex-aluno do Claretiano

Rodrigo Correa dos Santos começou suas atividades como musico junto a Banda jovem de Guarapuava em 1987, participando de vários encontros e concursos de Bandas Promovidas pela Federação Paranaense de Bandas e Fanfarras. Em 1999 assumiu o cargo de Instrutor de Bandas pela Fundação (FUBEM) de Guarapuava – PR

Em 1999 ingressou na Ordem dos Músicos do Brasil, tornando-se musico profissional e rm 2001 começou os trabalhos a frente da Banda Sinfônica de Pinhão, formou bandas e fanfarras na cidade de Laranjal, Santa Maria do oeste e Pitanga. Já em 2004 concluiu curso de Regência e pratica de Banda pela Secretaria de Estado da Cultura do Paraná. Em 2006 tornou-se membro da diretoria da Federação paranaense de Bandas ocupando o cargo de 2º Tesoureiro onde exerce até hoje. Reativou em 2011 a Banda Guarany da cidade de Teixeira Soares com mais de 100 anos de existência atualmente. Em 2013 assumiu a Banda Jovem de Guarapuava, levando ao bicampeonato nacional

Participou como jurado em vários concursos da Federação Paranaense de Fanfarras e Bandas. Participou de inúmeros festivais de música nas cidades de Candoi, Pinhão, Santa Maria do Oeste, Cantagalo, Faxinal do céu, Guarapuava, Quedas do Iguaçu, Três Barras do Paraná e Palma.

Quer saber mais sobre o curso de Música do Claretiano, clique aqui

Fotos: arquivo pessoal

= = =