Alunos do Direito participam de minicurso sobre a influência do Latim na era contemporânea

26/02/2020 - Batatais

O curso de Direito, do Claretiano – Centro Universitário de Batatais, iniciou no dia 19 de fevereiro o ciclo de atividades do semestre que tem como eixo temático ‘Instituições e o Estado Democrático de Direito’, com o minicurso ‘As instituições greco-romanas e a influência do Latim na era contemporânea’, com Hamilton Robin. Durante a atividade, entre os vários assuntos abordados, foram discutidas as diferenças entre língua viva (que é falada por pelo menos um povo ou nação); língua morta (não usada mais, sendo conhecida apenas por documentos escritos; língua extinta (quando não existe nenhum documento e cuja existência é deduzida com estudos comparativos) e língua artificial (criada por grupos para possibilitar a comunicação entre determinados grupos ou pessoas de idiomas diversos). Além disso, foi feita uma abordagem sobre a importância da utilização do latim no âmbito jurídico e explicado o significado de alguns termos do latim usados no universo jurídico, como causídico (defensor), honorário (remuneração), uxoricídio (assassinato em que o marido mata a esposa), defenestrar (jogar uma pessoa pela janela) entre outros.

Durante o minicurso foi feita também uma introdução à mitologia greco-romana e seus elementos e, em seguida, aconteceu um bate-papo sobre o raciocínio lógico da Língua Latina e da influência do latim nas legislações e na interpretação do Direito. Para o advogado e coordenador do curso de Direito, Túlio Pires de Carvalho, esta iniciativa visa ampliar a vivência e as expectativas dos alunos, contemplando o conteúdo teórico, aliado às experiências práticas de profissionais de excelência reconhecida.

“O objetivo deste ciclo de atividades que deverá ser realizado ao longo deste semestre, ao menos uma vez por mês, é de demonstrar as peculiaridades do universo jurídico, além de promover a troca de experiências profissionais de cada palestrante junto aos alunos do curso e interessados em geral”, explica o coordenador do curso.

A próxima atividade será no dia 18 de março e tem como tema ‘O meio ambiente cultural e a preservação do patrimônio histórico no estado democrático de direito’ com o Dr. Paulo Henrique Miotto Donadeli. Clique aqui e saiba mais.

= = =