Ex-aluna de Terapia Ocupacional é destaque no mercado de trabalho

27/03/2020 - Batatais

“Sem dúvidas fiz a escolha certa quando optei por iniciar a graduação da Terapia Ocupacional no Claretiano”

Aline Mucinato Santana, ex-aluna do curso de Terapia Ocupacional do Claretiano – Centro Universitário de Batatais, desde que concluiu o curso no final de 2018, vem somando conquistas em sua vida profissional.  “Posteriormente a colação de grau recebi a notícia que havia sido aprovada no Programa do Aprimoramento Multiprofissional Especializado da Terapia Ocupacional em Contextos Hospitalares do HCFMRP- USP, onde através de supervisões e orientações dos profissionais é desenvolvido o treinamento em serviço de diversas áreas, como por exemplo, na Enfermaria Psiquiátrica, na Cirurgia de Cabeça e Pescoço, na Oncologia e na Interconsulta que abrange diversas outras clínicas, sendo executadas atividades teóricas e práticas com carga horária de 40 horas semanais. Tão logo terminei a pós-graduação fui selecionada para uma entrevista de trabalho na APAE de Cravinhos/SP para exercer a profissão de Terapeuta Ocupacional. Recentemente, juntamente com uma equipe multidisciplinar coloco em prática todos os ensinamentos aprendidos durante o período da minha graduação e da pós-graduação”, relata.

Mas, para que tudo isso acontecesse Aline conta que o período de graduação foi fundamental e cheio de surpresas.

“Ingressei no Claretiano em 2015 e desde o início da graduação fui surpreendida, inicialmente pela conquista da bolsa do PROUNI após um mês cursando o curso da Terapia Ocupacional. Logo em seguida, fui surpreendida pelos aprendizados ofertados através das teorias das disciplinas e dos eventos oferecidos pela a instituição, como por exemplo, o ENIC (Encontro de Iniciação Científica) e a Semana da Terapia Ocupacional. Por fim, no último ano de graduação entrei em contato prático com diversas áreas de atuação através dos estágios curriculares, sendo essas, Geriatria, Saúde Pública, Social, Hospitalar, Saúde Física (Ortopedia, Traumatologia e Reumatologia), Neuropediatria, Neurologia e Saúde Mental, além do estágio extracurricular (visita observacional) na área da Oncologia no Hospital de Amor da cidade de Barretos/SP”, conta Aline.

Apoio familiar

O curso de Terapia Ocupacional do Claretiano tem a duração de quatro anos e oferece ao aluno conhecimentos e fundamentação em bases fisiológicas, psicológicas e sociais para a compreensão das atividades humanas e suas correlações com a saúde, o bem-estar e a qualidade de vida. O aluno também desenvolve diversas práticas desde o início do curso a partir de laboratórios específicos, clínica multidisciplinar e projetos de integração com a comunidade e de observação clínica.

Além disso, é oferecido grande diversidade de estágios, que podem ser feitos na própria clínica mantida pelo Claretiano e em setores conveniados, como Santas Casas, hospitais especializados, unidades básicas de saúde, APAEs, todos com a supervisão, em tempo integral, de profissionais da área e de professores do Claretiano.

Devido a isso, Aline conta que o apoio da sua família foi fundamental para a realização da graduação. “Com certeza, apenas tenho sentimento de gratidão por todos os meus familiares que compreenderam a minha ausência e por todo esse progresso em minha vida pessoal e profissional, sem dúvidas fiz a escolha certa quando optei por iniciar a graduação da Terapia Ocupacional no Claretiano”, explica

Para finalizar, Aline deixa um recado para as suas futuras colegas de profissão: “desejo muito sucesso e que independente da área que for exercer se houver amor pela profissão haverá a capacidade de sobressair como uma grande profissional”.

Conheça mais sobre o curso de Terapia Ocupacional aqui

= =