Cursos presenciais: aulas on-line garantem aos alunos a continuidade do conteúdo

27/03/2020 - Batatais

“Percebi que os professores fizeram um bom planejamento para a gente ter acesso ao conteúdo da mesma forma que teríamos presencialmente”, diz Guilherme de Aquino, aluno do curso de Administração

Com a suspensão das aulas presenciais devido a pandemia do coronavírus (Covid-19) que o Brasil enfrenta, as instituições de ensino superior precisaram se adaptar para que seus alunos não fossem prejudicados academicamente. E, uma modalidade de ensino nunca foi tão falada: a EaD – Educação à Distância, sendo esta a alternativa adotada pelo Claretiano - Centro Universitário de Batatais com o objetivo de garantir aos seus alunos, dos cursos presenciais, a certeza de que eles não serão prejudicados academicamente neste período de quarentena devido a pandemia.

Para isso todos os professores e coordenadores de cada curso se uniram e montaram um cronograma para as aulas on-line. Os mais variados recursos de tecnologia foram usados para oferecer ao aluno toda a qualidade do ensino presencial. Com isso, o Claretiano que já tem uma vasta experiência com a EaD saiu na frente e migrou as atividades presenciais para a plataforma virtual chamada de Sala de Aula Virtual (SAV), que foi criada pela Instituição.

“Não conhecia bem a Sala de Aula Virtual e no começo foi um pouco complicado, mas agora, consigo acompanhar as aulas e todo o conteúdo que os professores pedem para estudar. Percebi que os professores fizeram um bom planejamento para a gente ter acesso ao conteúdo da mesma forma que teríamos presencialmente. Acredito que academicamente não seremos prejudicados, mas nada substitui o contato presencial”, diz Guilherme Raimundo Pires de Aquino, aluno de Administração do Claretiano – Centro Universitário de Batatais.

Prestes a concluir o curso de Administração Rhana Maroá Cunha da Silva viu sua vida acadêmica mudar totalmente. “No começo achei difícil, mas me adaptei às aulas on-line. Os professores foram muito organizados e se empenharam ao máximo para poder oferecer à distância o mesmo conteúdo que daria a sala de aula. Eles usaram diversos recursos tecnológicos para que o nosso conteúdo não fosse prejudicado. Estou aprendendo normalmente, mas é muito bom ir à faculdade todos os dias e ter contato com os amigos, isso é o que mais sinto falta”, explica.

Já Tiago da Silva Moreira, do terceiro ano de Pedagogia explica que a mudança paliativa para as aulas on-line foi uma boa alternativa para que os alunos não percam o conteúdo que seria dado em sala de aula. “Os professores readequaram os cronogramas dentro da nova perspectiva, ajustando e facilitando a linha de comunicação com os alunos, criando grupos de whatsapp pra sanar respectivas dúvidas. Acredito que não academicamente não seremos prejudicados, pois pela circunstância atual do país é necessário nos reinventaramos utilizando das ferramentas disponíveis como a SAV  e Google Meet, para as vídeo conferência. Mas preferencialmente prefiro o contato com o professor em sala”, conta.

Gabrielle Piazza Agostinho está concluindo o curso de Pedagogia e também precisou se adaptar ao mundo virtual para poder acompanhar às aulas que antes eram presenciais. “Apesar de todas as orientações e suporte dos professores achei as aulas on-line complicadas, mas me adaptei e tenho certeza que não serei prejudicada. Tudo foi bem organizado para que as aulas presenciais fossem transferidas para o ambiente virtual”, observa.

Vale lembrar que diante da situação de enfrentamento à pandemia do COVID-19 as aulas on-line serão desenvolvidas até o dia 31 de março, terça-feira, em virtude da antecipação das férias, que será de 1º a 30 de abril. Para saber todas as medidas adotadas pelo Claretiano nesse período clique aqui.

= = =