Gastronomia a distância tem seu reconhecimento publicado pelo MEC

24/04/2020 - Batatais

O Claretiano – Centro Universitário de Batatais está com as inscrições abertas para o vestibular do segundo semestre para os cursos presenciais e a distância. Entre as opções está Gastronomia, oferecido na modalidade a distância em todo território nacional, que acabou de ter o seu reconhecimento publicado pelo MEC – Ministério da Educação – no Diário Oficial da União (DOU). A portaria nº 122 de 22 de abril de 2020 autoriza a Instituição a oferecer 358 vagas anuais divididas em todos os Polos de Apoio Presencial do Claretiano.

O curso de Gastronomia do Claretiano é tecnológico EaD, tem a duração de dois anos e foi avaliado com conceito 4 pelo MEC, lembrando que a nota é atribuída numa escala de um a cinco. O curso é dividido entre aulas teóricas e práticas que acontecem nas Cozinhas Pedagógicas desde o primeiro semestre do curso.

“Nossos alunos já vivenciam a rotina da profissão desde o primeiro semestre. Para isso organizamos eventos onde o aluno pode colocar em prática o que estuda na teoria”, conta o Prof. Me. Márcio Esteves, coordenador do curso de Gastronomia do Claretiano.

Nos eventos práticos os alunos, com a supervisão dos professores, participaram de todas as etapas, desde a elaboração do cardápio à execução dos pratos e recepção dos convidados, quando há necessidade. Exemplos de aulas práticas foram o Jantar Internacional que aconteceu em junho do ano passado e o Jantar Italiano, realizado em outubro de 2019.

Mão na massa

No Claretiano o aluno já vivencia a profissão assim que começa o curso. Para que isso aconteça o curso está estruturado em quatro eixos de conhecimento que oferecem uma formação sólida e abrangente na área.

No eixo básico, o aluno desenvolve conhecimentos para a prática de técnicas gastronômicas; no eixo profissional, ele amplia seus conhecimentos e habilidades para planejar, gerenciar e operacionalizar produções culinárias e atuar nas diferentes fases dos serviços de alimentação; no eixo humanista, é estudado o comportamento humano para entender os aspectos éticos, sociais, ambientais e filosóficos que envolvem a alimentação; e no eixo complementar, o aluno tem a oportunidade de ampliar sua capacidade acerca dos conhecimentos adicionais que deseja adquirir ou aprofundar na área da Gastronomia.

Em todos os momentos o aluno conta com o suporte de professores e profissionais com ampla experiência na área e têm a sua disposição laboratórios e parcerias que vão garantir o seu melhor aprendizado.

Clique aqui e saiba mais sobre o curso.